Microfluídica e hidrogel: uma poderosa combinação

Nesta quarta-feira (22/5), a professora Carla Belén Goy, da Universidade Nacional de Tucumán (Argentina), profere seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, onde abordará as aplicações da combinação microfluídica e hidrogel.

Microfluídica refere-se a um conjunto de tecnologias que permite trabalhar com pequenos volumes de fluidos (micro ou nanolitros), dentro de microssistemas artificiais. Hidrogéis são materiais com a capacidade de inchar e absorver uma grande quantidade de água, enquanto são insolúveis na mesma. “A partir do ano 2000, quando Beebe et al. criou uma microválvula química feita de hidrogel sensível a estímulos, a combinação de microfluídica e hidrogel tornou possível o surgimento de novas tecnologias e desenvolvimentos que maximizam suas vantagens individuais”, explicou a pesquisadora. “De sistemas que modelam determinado comportamento ou processo para body-on-a-chip, as aplicações da combinação microfluídica/hidrogel (MHC) parecem ser ilimitadas”, acrescentou.

A professora Carla Goy é convidada do professor Emanuel Carrilho, coordenador do Grupo de Bioanalítica, Microfabricação e Separações (BioMicS) do IQSC. Atua junto ao Departamento de Electricidad, Electrónica y Computación da Faculdad de Ciencias Exactas y Tecnología da Universidad Nacional de Tucumán, Argentina e junto ao Instituto Superior de Investigaciones Biologicas do CONICET – Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, na Argentina. Seus principais campos de pesquisa incluem sensores e sistemas microfluídicos para aplicações biomédicas.

“Microfluídica e hidrogel: uma poderosa combinação”
22 de maio de 2019, 16 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Gratuito e aberto aos interessados.
Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos

por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

foto: Carla Goy