Mesa redonda no IQSC falará sobre a necessidade de todos: o vaso sanitário

Uma das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecida pela ONU, é água limpa e acessível para todos. Foto: Luiz Gonzaga de Souza/Pixabay CCO

Em 2001 o empresário Jack Sim fundou a Organização Mundial do Toalete (World Toalet Organization) e hoje tem membros em 53 países. Estranhou a notícia? Parece brincadeira, mas não é. Em 2003 a ONU oficializou o dia 19 de novembro como o Dia Nacional do Toalete. Também estranhou? Mas o assunto é sério: saneamento básico. Segundo estimativa publicada pela ONU, cerca de 4,2 bilhões de pessoas vivem sem saneamento gerenciado com segurança.

No dia 19 de novembro, às 14 horas, o Instituto de Química e São Carlos (IQSC) da USP, realizará debate sobre o assunto, tendo como participantes os cientistas Artur de Jesus Motheo e Eduardo Bessa Azevedo, ambos do IQSC-USP, Joana Dias Bresolin da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-CNPDIA) e Leila Jorge Patrizzi do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) de São Carlos. A mediação será feita pela cientista Maria Olímpia de Oliveira Rezende, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC-USP, organizadora do evento.

Ações como essa visam ajudar a alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), que promete saneamento para todos até 2030.

Saneamento básico

A Lei 11.445 de 2007 que estabelece diretrizes nacionais e política federal de saneamento básico compreende quatro componentes: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais, que juntos impactam a saúde da população e também a economia – uma população saudável tem maior capacidade de geração de renda e depende menos dos serviços de saúde.

Em fevereiro de 2019 foi publicado o 23º Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos, com dados obtidos em 2017 pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do Ministério do Desenvolvimento Regional. Os dados com relação aos sistemas públicos de abastecimento de água levantados com cerca de 98% da população urbana do país demonstraram que 93% dessa população é atendida por rede pública de abastecimento de água, cerca de 160 milhões de pessoas. Com relação às redes de esgoto, informações concedidas por 92% da população urbana revelaram que 60,2% da população conta com rede pública de coleta de esgoto.

Gráficos: SNIS acesso em 18/11/2019 – http://www.snis.gov.br/component/content/article?id=175

Segundo o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Sáude, Ronaldo Nogueira, “o direito ao saneamento é essencial para o ser humano, mas o desafio é imenso. Hoje, a Funasa tem mais de 2,4 mil obras em andamento, distribuídas nas 27 unidades da federação, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, mas ainda há muito a ser feito”, disse em entrevista à Rádio Nacional em Brasilia (DF) no último dia 5.

Mesa Redonda
“Vaso Sanitário: necessidade de todos, conforto de poucos”
19/11/2019, terça-feira, 14 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP