IQSC 25 anos: Artista plástica visita o IQSC para produção de mural comemorativo

Eliana Barion Vidal, Profa. Dra. Maria Olimpia de Oliveira Rezende, Lisete Maria Luiz Fischer e Carlos Henrique Fischer. Foto: acervo pessoal da Profa. Maria Olímpia Rezende

No dia 26 março de 2019 o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP recebeu a visita da química e artista plástica professora doutora Lisete Maria Luiz Fischer e do engenheiro Carlos Henrique Fischer. Os convidados foram recebidos pelo Diretor do Instituto, professor doutor Emanuel Carrilho, pela Presidente e pelo membro da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, respectivamente professores doutores Maria Olímpia de Oliveira Rezende e André Luiz Meleiro Porto e pela Assistente Técnica Acadêmica, Sra. Eliana Barion Vidal.

O convite foi formulado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) e teve como objetivo “fazer o reconhecimento do espaço e apresentação do projeto para criação do mural comemorativo dos 25 anos do IQSC”, informou a Presidente da CCEx. A obra de arte será instalada no saguão térreo do edifício Q1 e será custeada por recursos oriundos de doações dos servidores.

A escolha do nome da professora Lisete para a execução da obra de arte “é porque ela é artista plástica e química, além do fato de já ter executado obras no Instituto de Química da USP em São Paulo”, informou Maria Olímpia. A artista já fez dois painéis para o IQ-USP e fará um terceiro para o próximo ano.

O interesse pela Química surgiu quando Lisete quis aprofundar seus conhecimentos naquilo que é seu hobby – a cerâmica. “A percepção de que a arte e a química são caminhos que se encontram me fez explorar materiais, comparar diferenças e descobrir semelhanças”, afirmou. Atualmente é professora coordenadora do curso de Química da Faculdade de Campo Limpo Paulista (FACCAMP). Atua na área de pesquisa em ensino de química e arte cerâmica e promove oficinas de cerâmica, com ênfase nos seguintes temas: massas murais e raku, coberturas vítreas e pigmentos.

O IQSC foi criado em 19 de maio de 1994, a partir da divisão do então Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC). Para saber mais sobre a história do Instituto, clique aqui.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva