Frank Crespilho é o novo Vice-Coordenador do Polo do IEA em São Carlos

O Químico Frank Nelson Crespilho, professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, foi nomeado pelo reitor da USP, Vahan Agopyan, novo vice-coordenador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) – Polo de São Carlos, a partir de 10 de junho, para um mandato de quatro anos.

O reitor escolheu Crespilho a partir de lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo (CD) do IEA, na qual constavam também os nomes de Cibele Saliba Rizek, professora Titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Marco Henrique Terra, professor Associado da Escola de Engenharia de São Carlos. Na escolha dos coordenadores e vice-coordenadores dos Pólos de São Carlos e Ribeirão Preto, os diretores de unidades de cada campus enviam ao CD uma lista com os nomes de no mínimo quatro candidatos ao cargo. O CD-IEA elabora então a lista tríplice e encaminha ao reitor.

Crespilho integra o Departamento de Físico-Química (DFQ), onde coordena o Grupo de Bioeletroquímica e Interfaces. É Bacharel e Mestre em Química e Doutor em Físico-Química pela USP. Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Tecnologia da Califórnia (CALTECH) e na Universidade de Harvard, ambos nos Estados Unidos. Atuou como pesquisador e professor visitante em diversas instituições, como na Universidade de Coimbra, em Portugal; Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP; Instituto Max Planck de Pesquisa do Estado Sólido, em Stuttgart na Alemanha; e no Centro de Sistemas e Nanoescala (CNS), na Universidade de Harvard.

Já escreveu mais de 80 artigos em revistas internacionais e publicou 2 livros. É membro do corpo editorial da Revista ChemElectroChem, Wiley-VCH e Editor Associado da área de Química da Revista Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC). Recebeu o Prêmio Internacional “Young Electrochemists” da editora Elsevier e da Sociedade Internacional de Eletroquímica (ISE). Em 2011, foi eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Foi agraciado com o “Prêmio Ciência e Tecnologia São Carlos de 2018”.

Crespilho atua em diversos projetos nas áreas de bioenergia, bioeletroquímica e bioeletrônica molecular, ministrando cursos e palestras em várias universidades do Brasil e do exterior.

Foto: Frank Crespilho, com adaptações