Entreartes – o que é e como funciona

O Entreartes é um aplicativo gratuito lançado pela USP com o objetivo de aumentar a visibilidade dos eventos culturais oferecidos pela universidade, estimulando a participação da sociedade.

Além disso, busca incentivar alunos, docentes e funcionários a participarem das atividades, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem e privilegiando a complementação da formação social e profissional, sendo possível acumular e trocar pontos por brindes.

Como uma atividade é cadastrada no Entreartes

Através da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da unidade, o responsável cadastra a atividade no Sistema Apolo e opta pela participação no Programa Entreartes. O sistema gera um QR Code que deverá ser afixado no local do evento.

Como baixar o aplicativo

O aplicativo para iOS e Android é encontrado gratuitamente nas lojas Apple e Google Play.

Quem pode participar

Todos os interessados podem baixar o aplicativo e ter acesso às muitas atividades oferecidas pela universidade e abertas ao público, mas somente pessoas com número USP podem fazer o acúmulo e resgate de pontos.

Como funciona

É importante lembrar que a interface pode variar dependendo do sistema operacional.

Ao abrir o aplicativo, o usuário verá a lista de “Eventos” oferecidos pelas várias unidades da USP.

À esquerda de “Eventos” abre-se um menu que permite administrar o sistema (visualizar pontuação, extrato, prêmios disponíveis e conquistas), além de informar-se sobre a política de privacidade.

À direita de “Eventos”, além do ícone da máquina fotográfica há dois outros menus. No primeiro, é possível filtrar as atividades por data, categoria (cinema, literatura, dança, museus, …) ou por cidades (Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos ou São Paulo), o que é muito útil quando você visita outro campus e quer aproveitar para enriquecer seus conhecimentos. No segundo, é possível classificar os eventos por ordem alfabética, por data ou por pontos.

Como fazer o login

O login é necessário para captura dos pontos, o que só é possível para quem tem número USP.

No aplicativo, clique no ícone da máquina fotográfica à direita da tela de “Eventos”.

Se for o primeiro acesso, será necessário informar os dados do usuário (número USP) e senha cadastrada no sistema http://uspdigital.usp.br. A menos que se faça o logout, o sistema permanecerá logado.

Como obter pontos

Participe da atividade cadastrada no Entreartes. Encontre o código QR Code afixado no local do evento. Clique no ícone da câmera fotográfica do aplicativo. Aproxime a tela do celular do QR code.

Pronto! Seus pontos já estão garantidos e você pode conferí-los no “Extrato”. Os pontos têm validade de um ano e podem ser resgatados a qualquer momento.

Para os que gostam de desafios, o aplicativo também atribui etapas de Conquistas: ciências, dança, museus e teatro. Por exemplo, para ser “Explorador de Ciências” basta visitar um evento científico cadastrado, para ser “Conhecedor de Ciências” é preciso visitar cinco eventos científicos, mas se você participar de dez eventos científicos cadastrados conquistará a etapa de “Fanático por Ciências”.

Como resgatar prêmios

A partir de dez pontos já e possível resgatar um brinde. Em “prêmios” da tela de administração você faz a escolha a partir da foto e da descrição do item.

Comece a acumular pontos

Agora que você já sabe que o aplicativo pode te fornecer uma agenda dos eventos culturais e científicos disponíveis, inclusive os organizados por outras unidades da USP, aproveite as oportunidades de enriquecer seus conhecimentos e acumule pontos.

Comece conhecendo o que seu campus está oferecendo.

Outras informações

Para outras informações, consulte a Comissão de Cultura e Extensão Universitária da sua unidade. No Instituto de Química de São Carlos: ccex@iqsc.usp.br ou (16) 33738036

por Sandra Zambon/Comunicação IQSC

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva