Doutor do IQSC é destaque em premiação nacional

O trabalho desenvolvido por Flávio Vinícius Crizóstomo Kock durante seu doutorado no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, sob orientação do Dr. Luiz Alberto Colnago (Embrapa), venceu o Prêmio CAPES de Tese – edição 2019, na área de Química. O Prêmio é outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2018 em cada uma das 49 áreas de avaliação reconhecidas pela CAPES.

A tese  Análise relaxométrica para compostos de coordenação contendo íons paramagnéticos em solução,  foi defendida publicamente em abril de 2018. Flávio informou que a pesquisa por ressonância magnética nuclear (RMN), em solução, aplicada a química de coordenação de centros paramagnéticos, situa-se na fronteira da ciência. Informou que considera o estudo altamente desafiador, possibilitando “à química contribuir para o desenvolvimento e otimização de novos métodos de análise, síntese de catalisadores mais eficientes e design de fármacos mais específicos e personalizados, por exemplo, para o tratamento do câncer”. E acrescentou “deste modo, esta tese consolida esta temática científica no Brasil, tornando-se fundamental para futuras pesquisas interdisciplinares.”

Flávio foi bolsista FAPESP durante o desenvolvimento do trabalho. A tese está concorrendo também ao Grande Prêmio na área de Ciências da Vida e Ciências Exatas, cujos ganhadores serão conhecidos em novembro.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Fotos: Flávio Kock, acervo pessoal