Desenvolvimento de biossensores para o auxílio de diagnóstico médico

Foto: Tesa Robbins/Pixabay CC0 com adaptação

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, oferece no dia 15 de abril de 2019, às 14 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1, seminário que apresentará os princípios de três biossensores voltados ao auxílio de diagnóstico médico de importantes doenças.

Esquema do processo de reconhecimento e medição dos biossensores. Por Laís Brazaca.

“Primeiramente, será detalhada a construção de um dispositivo lateral flow baseado em papel para a quantificação simultânea de dois biomarcadores da doença de Alzheimer: fetuína B e clusterina. Em seguida, será descrito o desenvolvimento de imunossensores label-free para a quantificação de melatonina, indolamina que é responsável pela regulação de ritmos biológicos e possui papel vital em diferentes processos fisiológicos, incluindo a resposta imune. Por fim, o desenvolvimento de um genossensor eletroquímico para diagnóstico e determinação do traço da doença genética mais comum no Brasil, a anemia falciforme, será detalhado. Esperamos que o desenvolvimento de tais dispositivos levem a diagnósticos mais acessíveis, fornecendo assim melhores condições de saúde à população”, afirma a palestrante.

O seminário será proferido pela pós-doutoranda Laís Canniatti Brazaca, que desenvolveu seu doutorado no Instituto de Física de São Carlos, na área do seminário e ingressou no pós-doutorado sob orientação do professor doutor Emanuel Carrilho, responsável pelo grupo de pesquisa em Bioanalítica, Microanalítica e Separações (BioMicS) do IQSC-USP, para o desenvolvimento de biossensores microfluídicos inovadores e de baixo custo.

O seminário é aberto a todos os interessados, gratuitamente.

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP São Carlos
Contato: (16) 3373-8031 ou 3373-8272

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)