Contaminantes no meio aquático: retardantes de chama

Nesta quarta-feira, 03 de julho de 2019, às 14 horas no anfiteatro B do edifício Q1, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP oferece o seminário  Retardantes de chama nomeio aquático: desafios e possíveis soluções, com a pós-graduanda Vanessa Feltrin Labriola, orientada pelo professor Eduardo Bessa Azevedo, responsável pelo Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Ambientais do IQSC.

Segundo a palestrante, os compostos retardantes de chamas são adicionados a uma grande variedade de materiais, com a finalidade é evitar ou retardar a propagação de incêndios, porém tendem a perder essa função por ação do tempo, da luz, do calor ou por produtos de limpeza, sendo lançados no meio ambiente, onde se tornam tóxicos e bioacumuláveis. “Um problema grave, que se sabe pouco da presença destes compostos e quais os efeitos que eles podem causar no meio ambiente e saúde”, complementa.

Seminário
“Retardantes de chama no meio aquático: desafios e possíveis soluções”
03 de julho de 2019, 14 horas, anfiteatro B do edifício Q1 do IQSC
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP