Conselho Universitário aprova orçamento da USP para 2020

O orçamento foi aprovado por 88 conselheiros e houve 10 abstenções - Foto: Adriana Cruz / Assessoria de Imprensa da USP

O orçamento será da ordem de R$ 5,98 bilhões, 7,4% maior do que o de 2019

O Conselho Universitário aprovou, na sessão realizada no dia 17 de dezembro, o orçamento da Universidade para 2020.

O orçamento da USP será da ordem de R$ 5,98 bilhões, 7,4% maior do que o de 2019. Desse montante, R$ 5,7 bilhões referem-se aos repasses do governo estadual – a Universidade recebe a cota-parte de 5,02% da arrecadação do ICMS do Estado -; R$ 118 milhões oriundos de recursos próprios; e R$ 130 milhões relacionam-se a recursos vinculados federais.

Do total do orçamento, R$ 4,9 bilhões serão alocados nas despesas com a folha de pagamento, o que corresponde a 85,8% da dotação orçamentária decorrente das transferências do Tesouro do Estado para 2019.

Estão incluídas nesse item as despesas decorrentes da contratação de 400 novos docentes, cujas vagas já foram distribuídas em 2018 (150 vagas) e 2019 (250 vagas); da implantação da progressão na carreira de professores e de servidores técnicos e administrativos; e da provisão para eventual correção salarial.

As despesas com outros custeios e investimentos estarão no patamar de R$ 894,1 milhões. Os custos previstos com serviços de limpeza e vigilância, transportes, aluguel de imóveis e serviços de utilidade pública receberam acréscimo de 4% em relação ao ano anterior.
Neste grupo merece destaque o crescimento de 15% nos recursos destinados ao Programa de Bolsas e Auxílios (auxílio-moradia, bolsas oferecidas pelas Pró-Reitorias, auxílio- transporte, entre outros), atingindo o montante de R$ 88,2 milhões. Esse programa faz parte da Política de Permanência Estudantil da Universidade, que receberá, em 2020, investimentos da ordem de R$ 239,4 milhões, o que representa acréscimo de 5,52% em relação ao orçamento de 2019.

Em 2020 também deverão ser retomados os investimentos em ampliação e modernização da infraestrutura de ensino e pesquisa, dentro da nova sub-alínea Programa e Investimentos Estratégicos, que faz parte dos Projetos Especiais da Reitoria, totalizando R$ 116, 7 milhões.

“Assumimos riscos, no entanto, são mensuráveis e aceitáveis, que, no desenrolar das atividades, poderão ser reavaliados. Estamos gerindo a Universidade com planejamento e o Plano Plurianual e os Parâmetros de Sustentabilidade Econômico-Financeira são nossas referências”, considerou o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Por Adriana Cruz/Jornal da USP