Conheça os contemplados com o Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa

Foi entregue nesta segunda-feira (16), a edição 2018 do Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa, aos pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP:

Primeiro lugar – Prêmio: Edson Antonio Ticianelli
Segundo lugar – Menção Honrosa: Juarez Lopes Ferreira da Silva
Terceiro lugar – Menção Honrosa: Hamilton Brandão Varela de Albuquerque

O Diretor do IQSC-USP, professor Emanuel Carrilho, entregou as homenagens à professora Elisabete Frollini, Vice-Chefe do Departamento de Físico-Química, que representou os professores Edson Ticianelli e Hamilton Varela (fotos menores). Fotos: Sandra Zambon e Henrique Fontes

O professor Juarez Silva disse, ao receber o prêmio das mãos do Diretor do IQSC, professor Emanuel Carrilho, disse que o resultado obtido é fruto do trabalho da equipe e agradeceu o apoio de todos. Foto: Sandra Zambon

A métrica do prêmio é a somatória do fator de impacto das publicações nacionais e internacionais realizadas por cada pesquisador da unidade, no ano correspondente à edição do prêmio. O fator de impacto de um periódico é gerado a partir do número médio de citações que os artigos publicados naquela revista científica receberam no ano anterior; em outras palavras, quanto maior o índice de impacto, maior a relevância da publicação.

O professor Emanuel Carrilho falou sobre o resultado positivo alcançado pelos pesquisadores da unidade, desde que o prêmio foi instituído (edição 2010): “a somatória de pontos do fator de impacto das publicações dos docentes tem avançado. Os contemplados nas primeiras edições alcançaram cerca de 30 pontos e hoje esse resultado gira em torno de 95 pontos” e enfatizou que “é isso que nos ajuda a trazer grandes projetos de pesquisa para o Instituto de Química de São Carlos”, reforçando a qualidade das pesquisas feitas na unidade.

Edson Antonio Ticianelli e Hamilton Varela atuam junto ao Grupo de Eletroquímica do IQSC-USP e Juarez Silva coordena o Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais.

Além da placa alusiva ao primeiro colocado e diplomas de menção honrosa aos segundo e terceiro classificados, os contemplados recebem, respectivamente, R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 1 mil, do orçamento da unidade, para apoio em atividades do Grupo. Segundo o Diretor do IQSC, haverá mudança de critérios e na operacionalização do prêmio para a próxima edição.

A cerimônia de entrega das homenagens ocorreu durante sessão ordinária da Congregação, aberta ao público.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)