O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, recebe na segunda-feira, 03 de junho, a professora Danielle Biscaro Pedrolli, da UNESP, que profere seminário às 14 horas, sobre Biologia Sintética aplicada ao desenvolvimento de bioprodutos microbianos e kits diagnóstico.

A convidada explica que Biologia Sintética é uma ciência nova, nascida da combinação da genômica com a biologia sistêmica. “A revolução genômica e a ascensão da biologia sistêmica permitiram o desenvolvimento de uma de ciência para criar, controlar e programar o comportamento celular. A abordagem resultante é conhecida como biologia sintética”. Acrescenta que “a inovação da proposta é a integração da biologia com a engenharia para tornar o processo de desenvolvimento mais confiável, eficiente e previsível. Dentro deste contexto, propõe-se a concepção de sistemas biológicos de uma forma racional e sistemática, visando à aplicação no desenvolvimento de novos kits diagnósticos, novos bioprodutos, e novas vias de produção”.

Segundo publicação de julho de 2018 da BCC Research, empresa que análise de mercado, levando em conta análise das principais tecnologias e produtos de biologia sintética, “o mercado global de biologia sintética crescerá de quase US$ 4,4 bilhões em 2017 para US$ 13,9 bilhões em 2022”.

Danielle Pedrolli é pesquisadora na Faculdade de Ciências Farmacêuticas do campus da UNESP de Araraquara. Orienta o grupo de pesquisa SynBio Araraquara e coordena a equipe UNESP Brasil na Competição Internacional de Máquinas Geneticamente Engenheiradas – iGEM. Fez parte do seu doutorado na Mannheim University of Applied Sciences (Alemanha), onde mais tarde desenvolveu seu pós-doutorado. Suas áreas de interesse em pesquisa são: Biologia Sintética, regulação da expressão gênica em microrganismos e expressão gênica heteróloga.

O professor Emanuel Carrilho, coordenador do Grupo de Bioanalítica, Microfabricação e Separações (BioMicS) é o responsável pela organização do seminário.

Seminário
“Biologia sintética aplicada ao desenvolvimento de bioprodutos microbianos e kits diagnóstico”
03 de junho de 2019, 14 horas, anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP