A Literatura como forma de conhecimento do humano

O Ciclo de Palestras Química às 16 (Q16) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, oferece a palestra A Literatura como forma de conhecimento do humano, no dia 03 de julho – quarta-feira, às 16 horas, com o professor Rafael Ruiz Gonzalez, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

A palestra apresenta a Literatura como forma de estímulo à reflexão. Segundo o pesquisador, “a sociedade moderna não nos deixa mais tempo para pensar em como deveríamos agir para sermos cada vez mais humanos. Pensamos que pelo simples fato de ser e de existir já estamos prontos para agirmos como pessoas verdadeiramente humanas, e não é verdade. É aí que entra a Literatura como uma forma específica e qualificada de conhecimento”. Acrescenta que “a Literatura, a boa literatura, é como um sinal de stop no nosso quotidiano: pare e pense!” e afirma que o pensamento leva ao discernimento.

O pesquisador é formado em Direito, com doutorado em História Social. Atua principalmente nos seguintes temas: legislação indigenista, união das Coroas, jesuítas em São Paulo e Guaíra, política da coroa espanhola, catequese e Francisco de Vitória.

O Q16 discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, sob coordenação dos professores Danilo Manzani e Fabio Henrique Barros de Lima. As palestras são gratuitas, abertas a todos e transmitidas pelo Youtube.

“A Literatura como forma de conhecimento do humano”
03 de julho de 2019, 16 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Outras informações e inscrição: www.iqsc.usp.br/eventos