Validação de métodos bioanalíticos: conceitos e estratégias

Para o estudo de uma substância de interesse, como um fármaco por exemplo, em meios biológicos complexos (como o sangue ou a urina), é necessário o uso de amostras e aplicação de métodos bioanalíticos. É a validação destes métodos que assegura precisão, estabilidade e reprodutibilidade da matriz biológica estudada, entre outros aspectos.

Pedro Henrique Jatai Batista informa que abordará “as estratégias mais utilizadas para a validação de métodos bioanalíticos (com foco especial em pré-tratamento de amostra), bem como os aspectos gerais das normas das agências regulamentadoras, principalmente a ANVISA”, em seminário que profere no dia 03 de agosto de 2018, às 10 horas, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

O palestrante é Licenciado e Mestre em Química pela Universidade Federal do Ceará. Desenvolve seu doutorado sob orientação do professor doutor Andrei Leitão do Grupo de Química Medicinal do Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Atua em temas como: cumarinas, terpenóides, vitaesteróides, Jatropha ribifolia, Acnistus arborescens e ensino de Química.

O seminário acontece no anfiteatro térreo do IQSC, sendo aberto a todos os interessados gratuitamente. As inscrições devem ser feitas antecipadamente.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP São Carlos
Contato: (16) 3373-9909

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Kitt KS/Picabay CC0