USP prorroga inscrições para ingresso na pós-graduação com exame GRE

Candidatos devem realizar prova até 15 de abril; programas de pós também tiveram prazo prorrogado para aderir ao convênio. Foto: Imagens USP - Cecília Bastos

Foi prorrogado até dia 15 de abril o prazo para realizar o exame internacional Graduate Record Examination (GRE) com objetivo de ingressar no doutorado direto na USP. Os candidatos que já possuírem escores de testes anteriores, a partir de 1º de janeiro de 2017, também são elegíveis.

Esta é a segunda chamada para seleção de pós-graduandos da USP utilizando este exame. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Fapesp que busca atrair os melhores estudantes de doutorado, brasileiros ou estrangeiros, para a Universidade.

O teste é utilizado como critério de admissão em diversos programas internacionais em mais de 160 países. Na primeira chamada, 48 programas de pós-graduação da USP utilizaram as notas do GRE como parte do processo de seleção.

Ao se inscrever no GRE General Test, o candidato deve indicar o DI Code 2348. A instituição que gerencia o exame enviará a pontuação dos candidatos à PRPG, que disponibilizará as informações aos programas de pós-graduação participantes.

O GRE é dividido em seções que avaliam as habilidades de raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e escrita analítica. Para serem selecionados, os candidatos deverão ter escores iguais ou superiores a 155 (Verbal reasoning), 158 (Quantitative reasoning) e 4.0 (Analytical writing).

Os programas de pós-graduação da USP que desejarem aderir ao convênio devem preencher o formulário disponível no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) até o dia 15 de abril. Para ser elegível, é preciso ter obtido conceito 5, 6 ou 7 na avaliação quadrienal 2017 da Capes e ter uma página web em inglês com orientações aos estrangeiros interessados.

Mais informações: site http://www.prpg.usp.br e e-mail prpg-gre@usp.br

Com informações da PRPG e da Assessoria de Imprensa da USP