USP inaugura laboratório de pesquisa em internet das coisas

Central Multiusuário em Manufatura Avançada em Internet das Coisas foi inaugurada em dezembro, no campus Cidade Universitária, em São Paulo - Foto: Divulgação/LSI-TEC

Local poderá ser utilizado por pesquisadores, empresas incubadas, startups, iniciativas científicas e empresariais

A Internet das Coisas (ou IoT, sigla em inglês para Internet of Things) é o nome dado à tecnologia usada para conectar dispositivos como roupas, veículos e eletrodomésticos, à internet, formando uma rede capaz de coletar e transmitir dados com os mais diversos objetivos. Em dezembro, a USP inaugurou um laboratório dedicado justamente a pesquisas e desenvolvimento nessa área.

A Central Multiusuário em Manufatura Avançada em Internet das Coisas conta com equipamentos de última geração para o desenvolvimento de protótipos, cabeças de série e produtos inovadores. Ela será disponibilizada para a comunidade científica, empresas incubadas, startups e outras iniciativas científicas e empresariais voltadas para a inovação.

A criação do laboratório está inserida no contexto do Plano Nacional de Internet das Coisas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que visa a acelerar a implantação da internet das coisas como instrumento do desenvolvimento sustentável do País. No plano proposto, foram identificados quatro ambientes prioritários: cidades, saúde, agronegócio e indústria.

A Central Multiusuário é ligada ao Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (Citi) da Escola Politécnica (Poli) da USP, um núcleo que desenvolve atividades de pesquisa para promover a inovação no contexto de tecnologias de comunicação e informação.

O evento de inauguração do laboratório foi realizado no dia 21 de dezembro e contou com a presença do ministro Gilberto Kassab, da pasta de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

por Assessoria de Comunicação da Poli