O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP oferece nesta quarta-feira, 25 de julho, às 16 horas, o seminário “Uso de redes neurais artificiais e deep learning no contexto da Química Medicinal”.

Segundo a palestrante, Aldinéia Pereira da Silva, o desenvolvimento de computadores cada vez mais sofisticados tem contribuído para o avanço de vários ramos da ciência e uma das áreas que mais evoluiu é a da Química Medicinal. “Hoje, o uso de computadores torna-se indispensável no processo de desenvolvimento de um novo fármaco. Delimitado o objeto de estudo, as ferramentas computacionais podem fornecer elementos mais claros para descrever o resultado experimental, relacionando a estrutura química à atividade biológica, o que reduz o tempo de espera para a realização de etapas posteriores”, afirma. Aldinéia explica que “para que as informações sejam utilizadas por ferramentas computacionais, é necessário que sejam codificadas em linguagem de computador, transformando uma informação química em procedimento matemático lógico”.

A palestrante é doutoranda sob orientação do professor doutor Albérico Borges Ferreira da Silva, do Grupo de Química Quântica do IQSC. Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, desenvolveu ferramentas educacionais para o ensino de química e atuou como professora do ensino fundamental e médio. Concluiu o mestrado na área de Físico-Química junto ao IQSC-USP.

O seminário acontece no anfiteatro A, é gratuito e aberto aos interessados. As inscrições devem ser formalizadas pelo site: www.iqsc.usp.br/eventos

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP São Carlos
Contato: (16) 3373-9909

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)