Tendências analíticas de detecção de cortisol para monitoramento de estresse

Nos dias atuais, o estresse é um problema comumente relatado, principalmente no âmbito profissional. Já há evidências do mecanismo pelo qual o estresse atua no organismo e afeta a saúde, provocando principalmente doenças cardiovasculares. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as duas principais causas de morte no mundo em 2015 foram doença cardíaca isquêmica e acidente vascular encefálico (AVC), as quais somaram quase 50% das mortes. Estas, são afirmações de Amanda Hikari Imamura, que profere seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP no próximo dia 06 de junho.

“Apesar de conhecidos os malefícios provocados pelo estresse à saúde, poucas ações são tomadas para remediar o nível de estresse”, afirma. “O cortisol é um hormônio glicocorticoide responsável por diversos processos fisiológicos, incluindo o mecanismo de feedback a estressores. Assim, diversos pesquisadores estão interessados em monitorar as flutuações do nível de cortisol em diferentes matrizes biológicas por diversas técnicas analíticas”, complementou Amanda.

Durante o seminário que é aberto a todos gratuitamente, a palestrante falará brevemente sobre os efeitos do estresse no organismo, enfatizando a atuação do cortisol e apresentará as tendências analíticas no monitoramento da biomolécula.

Amanda Hikari Imamura é bacharel em Química pelo IQSC, onde desenvolve seu doutorado direto sob orientação do professor doutor Emanuel Carrilho, coordenador do Grupo de Bioanalítica, Microfabricação e Separações (BioMicS). Desenvolveu pesquisas relacionadas a métodos de degradação de fármacos e análise dos produtos de degradação por cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas (HPLC-MS). Atua na área de biossensores com enfoque na detecção eletroquímica e dispositivos microfluídicos a base de papel (uPAD).

Tendências analíticas de detecção de cortisol para monitoramento de estresse
Amanda Hikari Imamura (IQSC-USP)
06 de junho de 2018, 16 horas, no anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1