Química às 16: O que sabemos e o que não sabemos sobre o universo

Na próxima quarta-feira, 21 de novembro, o pesquisador Marcelo Gleiser profere seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP. O evento será excepcionalmente às 14 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1, via Skype.

O palestrante informa que fará “um resumo do que sabemos e do que não sabemos sobre o universo em três partes: o espaço, o tempo, e a matéria. Contarei um pouco sobre a formação do sistema solar, a formação dos elementos químicos nas estrelas, e a composição material do universo e os desafios que temos hoje”.

Marcelo Gleiser é Físico e pesquisador junto ao Institute for Cross-Disciplinary Engagement – Dartmouth College (Estados Unidos), além de colunista do jornal “Folha de São Paulo”. Possui experiência nas áreas de cosmologia, gravitação, métodos não perturbativos e formação de estruturas complexas em teorias de campo, origem da vida e astrobiologia.

A palestra integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários Química às 16 (Q16), que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, suas atividades são abertas a todos os interessados gratuitamente e a coordenação é dos professores doutores Fabio Henrique Barros de Lima e Danilo Manzani.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Pixbay CC0