Química às 16h: Inovação, Ciências Básicas e Exemplos

“A Inovação é hoje um componente necessário na vida das Universidades. Embora muitas achem que se trata de opção, ela é na verdade obrigação”. As afirmações são do professor doutor Vanderlei Salvador Bagnato, que profere palestra no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, no próximo dia 05 de setembro, em mais uma edição do Ciclo de Palestras e Seminários Química às 16h (Q16).

“Diferentes aspectos de inovação, bem como exemplos, serão abordados na apresentação”, afirmou o convidado, que coordenou a Agência USP de Inovação de 2011 a março de 2018 e realiza atividades de inovação tecnológica e difusão de ciências.

Bagnato é professor Titular e Diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. Atua na área de física atômica e aplicações da óptica nas ciências da saúde. Publicou seis livros, 24 capítulos de livros e cerca de 500 artigos em periódicos especializados. Orientou mais de uma centena de trabalhos entre mestrado e doutorado, nas áreas de Física, Odontologia e Medicina. Recebeu diversos prêmios e homenagens, dentre os quais estão: Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia (2015) e Prêmio Jovem Cientista atribuído pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano, entre outras.

O Q16 discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas e suas atividades são abertas a todos os interessados gratuitamente. A atividade é coordenada pelos professores doutores Fabio Henrique Barros de Lima e Danilo Manzani.

A palestra “Inovação, Ciências Básicas e Exemplos” será às 16 horas no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC. Os interessado devem formalizar inscrição através do site www.iqsc.usp.br/eventos.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Contato: (16) 3373-8272

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Gerd Altmann/Pixabay CC0