QTNano Talks: Novos (nano) materiais aplicados à conversão de energia solar

Nesta segunda-feira, 10 de dezembro, o Instituto de Química de São Calos (IQSC) recebe a professora doutora Ana Flávia Nogueira, que proferirá o seminário  Novel (nano)materials applied to solar energy conversion, às 10 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1.

O seminário abordará como a nanociência e a nanotecnologia podem ajudar a projetar materiais mais eficientes e baratos para conversão de energia solar. “Os nanomateriais podem ser aplicados com sucesso como camadas ativas, interfaces ou contatos em células solares e diodos emissores de luz (LEDs). Eles também podem promover a geração de combustíveis solares através de processos fotocatalíticos usando apenas energia solar”, afirma a pesquisadora.

“O uso de nanomateriais permitiu o desenvolvimento de duas importantes tecnologias fotovoltaicas (também chamadas de células solares de terceira geração): células solares sensibilizadas por corante (DSSC) com eficiências próximas de 14% e células solares orgânicas (ou plásticas) com eficiências próximas de 17%. Mais recentemente, os materiais de perovskita têm sido extensivamente investigados como filmes finos para fotovoltaicos atingindo eficiências de 23%, superando os dispositivos de silício policristalino. As nanopartículas coloidais de perovskita também foram aplicadas em LEDs, lasers e fotodetectores com sucesso. As nanopartículas de perovskita cúbica têm seus espectros de emissão desde o azul até o vermelho, e essa propriedade pode ser facilmente ajustada pelo ajuste do tamanho (confinamento quântico) e composição dos pontos quânticos. É interessante observar que vários tipos de (nano) materiais usados em células solares também são empregados para gerar oxigênio e hidrogênio a partir de moléculas de água ou para reduzir o dióxido de carbono em metanol ou metano (combustíveis solares)”, complementa.

Ana Flávia Nogueira é pesquisadora junto à Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em aplicação de nanomateriais em conversão de energia solar. Suas linhas de pesquisa são: células solares orgânicas a partir de semicondutores orgânicos como polímeros condutores, nanotubos, fulerenos e porfirinas e ftalocianinas; células solares de dióxido de titânio nanocristalino sensibilizado utilizando eletrólito polimérico e polímeros condutores.

O seminário será proferido em inglês e integra a série QTNano Talks, organizada pelo professor doutor Juarez Lopes Ferreira da Silva, coordenador do Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais do IQSC-USP.

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador São Carlense, 400 – área 1