QTNano Talks: dinâmica molecular e métodos de energia livre aplicados ao design computacional de fármacos

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP recebe no dia 13 de dezembro, o professor doutor Germano Heinzelmann, da Universidade Federal de Santa Catarina, que participará de edição do QTNano Talks, abordando o assunto Dinâmica molecular e métodos de energia livre aplicados ao design computacional de fármacos, às 15 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1.

O pesquisador informou que métodos que usam dinâmica molecular têm se tornado parte integrante da pesquisa biomolecular moderna. “Aliada a cálculos de energia livre usando Mecânica Estatística, simulações com dinâmica molecular possuem aplicação direta no design computacional de novos fármacos, já que são capazes de testar a afinidade de grande número de moléculas a diferentes receptores em pouco tempo e a baixo custo”, acrescentou. As placas de processamento gráfico modernas permitem que simulações sejam realizadas em computadores comuns.

Sobre o seminário, o convidado afirmou: “Mostrarei algumas aplicações dessa área de estudo, particularmente na ligação de pequenas moléculas aos domínios-bromo, proteínas ligadas a mudanças epigenéticas. Mostrarei como cálculos de energia livre de ligação podem refinar poses obtidas por docking, e também prever a afinidade de diferentes ligantes em sistemas que possuem potencial terapêutico. Tais cálculos foram totalmente automatizados através de um programa desenvolvido por mim em parceria com a Universidade da California San Diego (Estados Unidos), chamado FEtool.py, que será lançado em breve. Nosso programa pode ser diretamente estendido para inúmeros outros sistemas além dos domínios-bromo, ampliando a aplicabilidade de ferramentas computacionais nos primeiros estágios da busca por novas drogas”.

Germano Heinzelmann tem doutorado junto à Universidade de Sydney (Austrália). Atua em Física com ênfase em Mecânica Estatística. É revisor dos periódicos Neurochemistry International e Journal of Chemical Theory and Computation.

QTNano Talks é um ciclo de palestras organizadas pelo professor doutor Juarez Lopes Ferreira da Silva, coordenador do Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais do IQSC-USP.

As inscrições serão abertas oportunamente através do site www.iqsc.usp.br/eventos

Endereço: Av. Trabalhador São Carlense, 400 – área 1
Contato: qtnano@iqsc.usp.br

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)