Projeto “Química nas Férias: alunos de ensino médio passaram três dias no IQSC

Confraternização de encerramento do projeto Química nas Férias 2018. Foto: Ana Carolina Moura (PET-IQSC)

Nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2018 aconteceu o projeto Química nas Férias no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. O projeto é organizado pelo Grupo PET – Programa de Educação Tutorial, do IQSC, que realiza projetos na área de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, o grupo é composto por 17 alunos de graduação e é acompanhado pela tutora professora doutora Ana Claudia Kasseboehmer.

Experimento de degradação de corante durante a palestra interativa. Foto: Ana Carolina Moura (PET-IQSC)

O Química nas Férias ocorre anualmente e, em cada uma das edições, é baseado em um assunto diferente. Neste ano, o tema selecionado foi Química dos Alimentos, que contou com a palestra do professor doutor Stanislau Bogusz Junior, que ministra disciplinas da ênfase de Alimentos no curso de Bacharelado em Química do IQSC. Durante o projeto, cerca de 30 alunos de segundo e terceiro anos do ensino médio de escolas públicas visitam o IQSC a fim de realizar atividades voltadas à Química, como dinâmicas, palestras, experimentos e visitas a laboratórios.

Palestra sobre Química dos Alimentos ministrada pelo professor Stanislau Bogusz Junior. Foto: Ana Carolina Moura (PET-IQSC)

Com base no tema de alimentos, alguns dos assuntos abordados durante o evento foram: leitura de rótulos; estrutura e função de macro e micronutrientes; obtenção e aplicação de diferentes tipos de corantes; análise sensorial; experimentos de identificação de proteínas, carboidratos simples e polissacarídeos.

O cronograma abrange três dias, das 8h30 às 16h30 e, além da programação voltada à área de Química, os alunos almoçam no Restaurante Universitário do campus, com a finalidade de aproximá-los ainda mais do âmbito universitário.

O Química nas Férias tem como objetivos principais divulgar o IQSC e apresentar a Química de maneira mais atraente para os participantes, de forma a despertar o interesse de ingresso na área. Na edição de 2018, alguns alunos comentaram sobre a possibilidade de cursarem Química e tiraram dúvidas sobre os meios de ingresso. O feedback sobre o projeto foi muito bom e o retorno dos alunos é sempre gratificante para os membros do grupo.

Por Ana Carolina Moura (Grupo PET IQSC)

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva
Alteração em 04/9/2018.