Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – 2º semestre de 2018

Alunos de pós-graduação da USP podem se candidatar ao estágio supervisionado em docência (remunerada ou voluntária), junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC). As inscrições estarão abertas até o dia 25 de maio.

O processo de inscrição tem início com a definição do plano de trabalho a ser executado na disciplina de graduação. O documento deverá: ser feito em conjunto pelo pós-graduando e docente que ministrará a disciplina e descrever as responsabilidades do estagiário e a carga horária média a ser exigida (máximo de 6 horas semanais). A seguir, o aluno faz sua inscrição através do Sistema Janus e encaminha para a Comissão PAE-IQSC (pae@iqsc.usp.br), os documentos mencionados no edital, que traz outras informações.

O estágio será realizado de 01 de julho a 30 de novembro de 2018 e o valor da bolsa mensal é de R$661,21 (seiscentos e sessenta e um reais e vinte e um centavos).

O Programa
Criado em agosto de 1994, o PAE oferece ao pós-graduando da USP a oportunidade de aperfeiçoar habilidades didáticas, atuando junto a uma disciplina de graduação, sob orientação de um supervisor docente da Instituição.

São duas as etapas: a primeira consiste na preparação pedagógica do aluno e a segunda é o estágio supervisionado em docência.

A participação no programa é opcional, exceto para bolsistas de doutorado da CAPES.

Contato – Serviço de Pós-Graduação: (16) 3373-9909 ou pae@iqsc.usp.br

Foto e texto por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)