Preparo de amostra como alternativa de acoplamento na cromatografia líquida e espectrometria de massas

Nesta quarta-feira, 04 de julho, o doutor Vinicius Ricardo Acquaro Junior profere seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) onde abordará o preparo de amostra como alternativa de acoplamento direto junto a cromatografia líquida e a espectrometria de massas.

O palestrante explica que “O preparo de amostra pode ser considerado uma etapa fundamental em qualquer procedimento analítico”. Além das características ideológicas do processo (entre elas: simplicidade, rapidez e reprodutibilidade), “devido à grande demanda dos setores industriais e acadêmicos, esforços têm direcionado o preparo de amostra como alternativa para redução da quantidade de amostra, tempo de análise, consumo de solventes, geração de resíduos e ainda fornecer um aumento na detectabilidade, precisão e exatidão analítica” afirma Vinicius, que complementa “Assim, se faz necessário o desenvolvimento de métodos que integrem de maneira eficiente a etapa de preparo de amostra à cromatografia líquida ou espectrometria de massas”.

Vinicius é supervisionado em seu pós-doutorado pelo professor doutor Emanuel Carrilho, do Grupo de Bioanalítica, Microfabricação e Separações (BioMicS). É Bacharel, Licenciado e Mestre em Química e Doutor em Ciências com estágio sanduiche na Universidade de Waterloo, Canadá. Atua com ênfase em química analítica, preparo de amostras e instrumentação.

O seminário é aberto a todos os interessados gratuitamente e será proferido no anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC, à Av. Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1, USP São Carlos.

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Contato: (16) 3373-8031 ou 3373-8639

por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

imagem: BioMicS-IQSC