Polimerização Radicalar por Transferência de Átomo: o controle e suas perspectivas

Uma técnica conhecida como polimerização radicalar permite aos cientistas criar uma grande variedade de polímeros (grandes unidades moleculares formadas por moléculas menores que se repetem) que podem ter várias aplicações, dependendo das suas especificidades. Como exemplo podemos citar revestimentos e adesivos; atualmente estão sendo estudados para utilização na área médica e ambiental.

“Desde meados da década de 50, muitos químicos tentaram desenvolver um processo de polimerização radicalar “viva” ou controlada que criasse polímeros bem definidos de maneira simples a barata. Posteriormente, em meados da década de 90, vários laboratórios em todo o mundo foram capazes de superar este problema através de desenvolvimento de métodos de polimerização radicalar controlada. Essas técnicas permitem a síntese de materiais fundamentalmente novos com arquiteturas e nanoescalas complexas e bem definidos”, é o que explica Patrícia Borim, que profere seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) no dia 21 de fevereiro de 2018, quarta-feira.

A polimerização radicalar por transferência de átomos (ATRP) será o tema do seminário que, segundo a palestrante, difere significativamente dos métodos convencionais de fabricação de polímeros baseados em radicais convencionais tornando-se uma técnica excepcional para controlar e formar de maneira uniforme e precisa a composição e arquitetura de polímeros. “Essa técnica tem sido utilizada com sucesso para criar melhores dispersantes de pigmento para impressão a jato de tinta, cosméticos, embalagens de cromatografia, adesivos, etc. Outras aplicações estão sendo investigadas e incluem métodos de administração de medicamentos, revestimentos para stents cardiovasculares, materiais para regeneração óssea, entre outros.”

Patrícia Borim é doutoranda junto ao Grupo de Química Inorgânica e Analítica do Instituto de Química de São Carlos, sob orientação do Prof. Dr. Benedito dos Santos Lima Neto, estudando complexos de rutênio e diferentes ligantes ancilares aplicados à metátese de olefinas, polimerização radicalar e catálise tandem ROMP/ATRP. É licenciada em Química pela UNESP, tendo desenvolvido parte de seu curso na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. O mestrado foi desenvolvido na UNESP-IBILCE, onde trabalhou na síntese de complexos de rutênio II como catalisadores duais em reações de polimerização mecanisticamente incompatíveis.

Seminário
“Polimerização radicalar por transferência de átomo: o controle e suas perspectivas”
Patrícia Borim (IQSC-USP)
21/02/2018 – quarta-feira, 10 horas, anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC-USP