Pesquisa Científica no Continente Branco

O Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16” (Q16) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, traz a professora doutora Rosalinda Carmela Montone, do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, para abordar o tema “Pesquisa científica no continente branco”. O evento acontece no dia 07 de novembro de 2018, quarta-feira, às 16 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1.

A docente relata que a pesquisa científica na Antártica começou em meados do século XX durante o Ano Geofísico Internacional de 1957 com a realização de numerosas expedições ao continente antártico. “A região também tem grande valor estratégico e geopolítico o que levou 12 países a discutirem o futuro da Antártica culminando no Sistema do Tratado Antártico (STA), em vigor desde 1961. O Brasil aderiu ao Tratado da Antártida em 1975 e se tornou membro consultivo em 1983, logo após a sua primeira expedição em 1982. Desde então, atividades de pesquisa estão sendo desenvolvidas nas diversas áreas da ciência com ênfase no ambiente antártico e sua influência em questões de relevância regional e global”, acrescenta.

Rosalinda é mestre em Oceanografia e Doutora em Química. Foi Coordenadora o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Química e Geológica do IO-USP. Entre outras atividades administrativas, foi Vice-Coordenadora do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA) de 2009 a 2017. Tem experiência em poluição marinha, atuando principalmente na pesquisa de poluição por esgotos, plásticos e poluentes orgânicos persistentes (POPs) no ambiente marinho e Antártica.

O Q16 discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, sendo coordenado pelos professores doutores Fabio Henrique Barros de Lima e Danilo Manzani.

As atividades são abertas a todos os interessados gratuitamente.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Inscrição: www.iqsc.usp.br/eventos

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Michelle 2214/Pixabay CC0