Ouro: das joias para a medicina

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP recebe na próxima quinta-feira, 04 de outubro de 2018, o professor doutor Pedro Ivo da Silva Maia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba – MG, que proferirá o seminário  Ouro: das joias para a medicina, às 16 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC.

“O caráter nobre e o brilho do ouro atrai atenção para produção de joias e ornamentos desde as civilizações antigas. Além da sua importância comercial na fabricação de joias, o ouro na forma iônica e ligado a moléculas orgânicas é utilizado na medicina para tratamento artrite reumatoide e, mais recentemente, vem sendo estudado para tratar câncer”, afirma o pesquisador, que também abordará a síntese, caracterização, atividade tripanocida (in vitro e in vivo), citotoxicidade e os primeiros estudos do mecanismo de ação de complexos de ouro contendo tiossemicarbazonas buscando desenvolver novos agentes para o tratamento da doença de Chagas.

O pesquisador é Químico com doutorado sanduiche na Freie Universität Berlin, Alemanha, tendo concluído o doutorado no IQSC-USP sob orientação do professor doutor  Victor Marcelo Deflon. É professor Adjunto III junto ao Instituto de Ciências Exatas e Educação da UFTM, com experiência em determinação de estruturas de compostos inorgânicos.

O seminário é gratuito e aberto aos interessados mediante inscrição prévia: www.iqsc.usp.br/eventos.

Informações: (16) 3373-9909 ou 3373-8272
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Csaba Nagy / Pixabay CC0