USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Origens da Universidade Brasileira

O Brasil, como todo o mundo, está hoje diante de um desafio: como tornar seu sistema educacional, particularmente suas universidades, sintonizadas continuamente com um mundo em mutação constante, e proporcionar a parcelas cada vez maiores da população sua inclusão num sistema universitário de relevância e qualidade? Com esse questionamento, o professor doutor Carlos Alberto Lombardi Filgueiras abre a programação de atividades da XXI Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” (SEMAQ) no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

Filgueiras explica que “a consolidação da ideia de universidade de pesquisa deu-se na Europa no século XIX, quando a atividade quase exclusiva de ensino deu lugar a uma associação fecunda entre a criação e a transmissão do conhecimento, isto é, da pesquisa e ensino. Hoje, além desses dois pilares fundamentais, as universidades têm ainda um número crescente de outras atribuições”.

Sobre as universidades brasileiras, o pesquisador a informa que o Brasil teve, desde a colônia, instituições docentes notáveis e em várias delas havia ensino científico e técnico e acrescenta que “a criação de universidades, e não mais apenas escolas superiores isoladas, só se efetivou no século XX, num fenômeno singular brasileiro”. Duas questões são formuladas pelo convidado, que serão respondidas durante o seminário: qual foi a diferença prática, com relação a outros países? Não será legítimo buscar a origem de nossas universidades em instituições anteriores ao século XX, algumas mais que seculares?

A palestra  Origens da Universidade Brasileira  será proferida no dia 22 de outubro, segunda-feira, logo após a cerimônia de abertura da SEMAQ que acontecerá às 14h30 no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC.

A SEMAQ é organizada pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC e pela Comissão Organizadora Discente e tem como tema “IQSC: 45 anos formando profissionais da Química”, cuja programação é aberta a todos os interessados mediante inscrição antecipada que acontecerá presencialmente no dia 22 de outubro, às 08 horas, no saguão térreo do edifício Q1.

O pesquisador

Carlos Alberto Lombardi Filgueiras nasceu em Belo Horizonte. Formou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e realizou doutorado em química inorgânica na Universidade de Maryland. Fez pós-doutorado em Cambridge e foi visitante em Coimbra.

Dedicou-se por muitos anos, primeiro no Departamento de Química da UFMG, depois no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a diversos tópicos de química inorgânica, como química de coordenação e organometálicos. Com o tempo também começou carreira paralela em história da ciência, desenvolvendo-a concomitantemente com a química. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Química no biênio 1990-1992. Atualmente é professor emérito no Departamento de Química da UFMG.

Tem grande número de artigos publicados nas duas áreas, capítulos de livros e livros sobre história da ciência, incluindo o livro  Origens da Química no Brasil  que foi contemplado com o primeiro lugar do Prêmio Abeu – Associação Brasileira de Editoras Universitária – 2016

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Inscrições: 22 de outubro, a partir das 08 horas, no saguão térreo do edifício Q1 – área 1
Contato: (16) 3373-8036 ou ccex@iqsc.usp.br

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Comissão Organizadora Discente, com adaptação

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.