Métodos alternativos ao uso de animais para testes de fármacos e cosméticos

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, realiza no próximo dia 09 de novembro, às 10 horas, o seminário “Métodos alternativos ao uso de animais para testes de fármacos e cosméticos”, proferido por Ma Hui Ling.

Para a palestrante, “o desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais nos testes é sem dúvida uma medida necessária e faz parte da evolução científica”, acrescentando que segundo pesquisas, embora os modelos animais sejam essenciais nos estudos de terapias para doenças como o câncer, quando estes são transferidos para modelo humano a taxa média de sucesso é inferior a 8%.

Durante o seminário será apresentada uma abordagem moderna sobre os métodos alternativos existentes “e os diversos modelos in vitro, ex-vivo, in silico, além de órgãos-em-chips (Organ-on-chip) que é capaz de biomimetizar órgãos humanos e proporcionar resultados mais próximos aos encontrados em humanos”, informa.

A palestrante é orientada em seu doutorado pelo professor doutor Emanuel Carrilho, Coordenador do Grupo de Bioanalítica, Microfabricação e Separações (BioMicS) do IQSC-USP, e desenvolve projeto de pesquisa na área de microfluídica, emulsões e desenvolvimento de novos modelos in vitro para cultura de células.

O seminário é gratuito, aberto aos interessados e será realizado no anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Contato: (16) 3373-9909

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)