Materiais Eletródicos em Processos Oxidativos Avançados

Uma alternativa promissora no tratamento de efluentes domésticos e industriais são os métodos eletroquímicos, pois permitem a transformação prévia de certos compostos orgânicos em substâncias biodegradáveis ou levam, eventualmente, à formação de gás carbônico (ou dióxido de carbono) e água. Diante da necessidade de diminuir os impactos gerados por vários poluentes orgânicos, há um grande interesse no desenvolvimento de métodos eficientes para degradação de diferentes classes de substâncias, informa Verônica Bocalon Lima. “O emprego de materiais eletródicos visa reduzir a complexidade química das moléculas, como também os graus de resíduos gerados. A estabilidade química e eletroquímica desses materiais anódicos pode ser satisfatória, dependendo das condições experimentais empregadas”, complementa.

Na quarta-feira, dia 31 de janeiro de 2018, às 10 horas, no anfiteatro A do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, Verônica Lima profere seminário onde abordará o assunto.

A palestrante é graduada em Engenharia Ambiental. Possui especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho (Mackenzie-SP) e também em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade (PUC-SP), além de ser Mestre em Engenharia Civil e Ambiental (UNESP-Bauru). É docente da Universidade Paulista (UNIP) e desenvolve seu doutorado sob orientação do Prof. Dr. Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza, Coordenador do Grupo de Processos Eletroquímicos e Ambientais (GPEA) do IQSC, onde estuda o acoplamento das tecnologias eletroquímica e microbiológica aplicadas ao tratamento de esgotos.

“Materiais eletródicos em processos oxidativos avançados”
Verônica Bocalon Lima (IQSC-USP)
31/01/2018 – quarta-feira, 10 horas, anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1