Livro verde da IUPAC lançado em português, tem colaboração de docentes do IQSC

Está disponível gratuitamente em português o “Livro Verde” da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, na sigla em inglês). O e-book  Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química  traz a nomenclatura internacional aprovada na área de Físico-Química e objetiva assegurar que haja ampla concordância no uso de nomes e símbolos, facilitando os intercâmbios internacionais tanto em ciência como em tecnologia.

Capa do e-book, primeiro lançamento da editora EditSBQ em 2018

A versão original em inglês foi publicada em 2007 e nesta tradução foram atualizados os valores da maioria das constantes físicas e fatores de conversão, bem como algumas propriedades das partículas, elementos e nuclídeos.

O trabalho de tradução foi coordenado pelo professor Romeu Cardoso Rocha Filho (Universidade Federal de São Carlos), em parceria com o professor Rui Fausto (Universidade de Coimbra, Portugal), em uma colaboração entre a SBQ e a Sociedade Portuguesa de Química. Dois docentes do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, professores Artur de Jesus Motheo e Miguel Guillermo Neumann, integraram o grupo de trabalho brasileiro e colaboraram diretamente com as traduções.

Em formato e-book, com 272 páginas e a perspectiva de uma edição interativa no futuro, o Livro Verde é o primeiro lançamento da editora EditSBQ em 2018.

Para obter outras informações clique aqui.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto 1: Stefan Schweihofer/Pixabay CC0

Notícia cadastrada por SANDRA APARECIDA ZAMBON DA SILVA