IQSC oferece minicurso sobre Espectroscopia no Infravermelho

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) oferece de 25 a 29 de junho, o minicurso  Espectroscopia no Infravermelho na Determinação da Acidez de Catalisadores Heterogêneos, que será ministrado pelo professor doutor Marco André Fraga, do Instituto Nacional de Tecnologia – Rio de Janeiro, órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (INT/MCTIC).

Serão abordados os seguintes aspectos em nível de pós-graduação: 1. Fundamentos da espectroscopia no infravermelho; 2. Acidez de superfícies sólidas; 3. Determinação da acidez de catalisadores por espectroscopia no infravermelho – aspectos teóricos e práticos; 4. Seleção de moléculas-sonda e 5. Estudo de casos e interpretação de resultados.

As aulas serão ministradas na sala 6 do edifício Q5 do IQSC, das 9 às 12 horas, exceto no dia 28 quando as aulas serão das 14 às 17 horas. Será fornecida declaração aos participantes que atingirem no mínimo 80% de frequência.

O minicurso é organizado pela professora doutora Elisabete Moreira Assaf, Coordenadora do Grupo de Reatores Químicos e Catálise Heterogênea do IQSC. A atividade é gratuita e as vagas são limitadas a 35 participantes. Todos os interessados devem fazer seu cadastro até o dia 21 de junho através do link www.iqsc.usp.br/eventos  e em seguida encaminhar e-mail para  eventos@iqsc.usp.br,  indicando como assunto Minicurso Infravermelho e solicitando o formulário de inscrição. Será dada prioridade para alunos de pós-graduação e corpo técnico do IQSC-USP.

O palestrante é Coordenador de Tecnologias Aplicadas junto ao INT e professor junto ao Programa de Pós-graduação em Química do Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ). Recebeu o Prêmio Inventor Petrobras em três edições distintas (2009, 2011 e 2013) e o Prêmio Inventor da Universidade Federal da Bahia em 2013. É autor de várias publicações científicas e detém o depósito nacional e internacional de 17 pedidos de privilégio de invenção (PI), com patente já concedida nos Estados Unidos e na Europa, todos no âmbito de processos catalíticos. Sua pesquisa é focada na área de catálise, principalmente no desenvolvimento de catalisadores multifuncionais e (nano)estruturados para a conversão de carboidratos derivados de biomassa lignocelulósica para produção de insumos verdes para a indústria química.

Localização: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 – USP São Carlos

Texto e foto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Atualização em 15/6/2018: as inscrições estão encerradas