IQSC oferece bolsa de pós-doutorado em Eletroquímica

Está aberto, até 31 de maio, o prazo de inscrição para uma vaga de pós-doutorado, disponível no projeto de pesquisa conduzido no Laboratório de Eletroquímica Interfacial do Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

O candidato selecionado desenvolverá o projeto “MODIFICAÇÃO SUPERFICIAL DE NANOTUBOS DE TiO2, EM MEIO DE LÍQUIDOS IÔNICOS, ATRAVÉS DO PROCESSO DE ELETRODEPOSIÇÃO” que prevê, inicialmente, a obtenção de nanotubos de TiO2, em meio de LI, com controle de suas características físico-químicas otimização na organização estrutural, resistência mecânica, estabilidade química e resistência à corrosão, visando suas aplicações, por exemplo, na purificação ambiental, fotólise de água, dispositivos biomédicos, etc. As propriedades superficiais desse material deverão ser então melhoradas com revestimentos que possuam as características desejadas, além do mais, os tratamentos superficiais mudam a composição, estrutura e morfologia da superfície, enquanto as propriedades do interior do material permanecem inalteradas. Deste modo, a modificação superficial de nanotubos por meio da eletrodeposição de metais e ligas metálicas, em meio de LI, torna-se interessante, visto que algumas das propriedades desses nanotubos, por exemplo, sua atividade fotocatalítica e aplicação como biomaterial, podem ser melhoradas pela presença de outros materiais.

Exige-se para a vaga experiência em eletroquímica e/ou engenharia de materiais. O currículo Lattes do candidato selecionado será submetido ao CNPq para avaliação.

Os candidatos devem enviar e-mail com o título “PDJ-Eletroquímica” para o supervisor Artur de Jesus Motheo (amotheo@usp.br). Junto à mensagem, devem ser anexados: carta de apresentação, curriculum vitae, carta descrevendo a formação profissional e experiência e três nomes de referência profissional.

Podem participar do processo seletivo brasileiros e estrangeiros.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 4.100,00 mensais (bolsa concedida por 12 meses com possibilidade de renovação) e Reserva Técnica de R$ 400,00 mensais.