IQSC: calouros recebem as boas-vindas e primeiras informações sobre programas e bolsas oferecidos pela USP

O primeiro dia da programação a Semana de Recepção aos Calouros começou com as boas-vindas conjunta do campus. O Vice-Reitor da USP, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes presidiu a cerimônia, que também contou com a presença do Vice-Prefeito Municipal, Sr. Giuliano Hildebrand Cardinali, diretores das unidades do campus e Vice-Prefeito do Campus Administrativo da USP de São Carlos.

A importância da USP no cenário nacional e a formação dada ao aluno foi enfatizada na fala dos dirigentes. O Prof. Dr. Germano Tremiliosi Filho, diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), congratulou-se com os pais e calouros e falou sobre o curso de Bacharelado em Química, ressaltando a excelência da unidade, segundo nota atribuída por avaliação da CAPES-MEC. Também reafirmou o compromisso de atenção ao aluno “vocês podem contar com a gente sempre que precisarem e se sentirem no IQSC como uma extensão de sua família”, afirmou. O Grupo Coral do Campus USP de São Carlos abriu a cerimônia com o Hino Nacional Brasileiro e também fez o encerramento.

Apresentação do Grupo Coral do Campus USP São Carlos. Foto: Sandra Zambon

O seguir, os calouros do IQSC participaram de apresentação do Centro Acadêmico – CAASO.

Na unidade, os ingressantes foram recebidos pelo Vice-Diretor do IQSC, Prof. Dr. Éder Tadeu Gomes Cavalheiro e pelo Presidente da Comissão Organizadora da Semana, Prof. Dr. Júlio César Borges que, além das boas-vindas, abordaram o trote não violento e a formação de Químico. Após o contato com os diversos Grupos Coletivos do Campus, desenvolveram atividades com alunos do grupo PET – Programa de Educação Tutorial e Coordenadores dos Laboratórios didáticos.

No segundo dia, 27 de fevereiro, a programação tem início às 08h30 com palestras de trinta minutos que abordarão: o Programa USP Recicla e IQSC Recicla; bolsas e auxílios oferecidos pela USP; programas oferecidos pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e, após o coffee break, será proferida a palestra “Alerta sobre utilização de drogas e álcool”, com a psicóloga Dra. Karyne de Souza Augusto Rios.

As atividades seguem à tarde, com palestra sobre os benefícios da prática esportiva, visita à biblioteca do IQSC onde se realizará a 4ª edição do “Café com livros” e os alunos poderão visitar a exposição “Conheça seus professores”. A seguir, haverá uma visita às dependências do IQSC. Encerrando a programação da tarde, o CAASO preparou atividades para estimular a integração entre os alunos novos e veteranos.

Toda a programação preparada para os calouros do IQSC é aberta aos interessados e para acessá-la, clique aqui.

texto e fotos: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)