Graduação: aberto processo seletivo para estudo na França – BRAFITEC 2018

Os alunos de graduação do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, podem concorrer a uma bolsa do Capes/Brafitec para realização de estágios na modalidade graduação sanduíche, a fim de desenvolver atividades letivas e de pesquisa na França, nas áreas de Eletroquímica ou Materiais, pelo período mínimo de quatro e máximo de dez meses.

Estas atividades deverão ter início em setembro de 2018 junto ao Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG) – Laboratoire d’Electrochimie et de Physicochimie des Matériaux et des Interfaces (LEPMI) e/ou na Grenoble INP – Phelma: L’école de la physique, l’électronique et des matériaux, ambos localizados em Grenoble.

De acordo com as normas dos anos anteriores do programa Capes/Brafitec serão concedidas aos estudantes brasileiros bolsas no valor de ? 870,00 (oitocentos e setenta euros) mensais, referentes ao período efetivo de estadia dos estudantes brasileiros na França; seguro saúde de ? 70,00 (setenta euros) mensais; auxílio instalação de ? 110,00 (cento e dez euros) mensais; e auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta em classe econômica, para o translado Brasil/França/Brasil.

Poderão candidatar-se os estudantes que apresentarem os seguintes requisitos: ter feito obrigatoriamente o ENEM a partir de 2009 com nota mínima de 600 pontos (o sistema de inscrição da Capes já recebe esta informação do INEP, não possibilitando a continuação da inscrição caso o bolsista não o tenha feito ou atingido a nota mínima); ser brasileiro ou estrangeiro com visto de residência permanente no Brasil; estar regularmente matriculado; não ter usufruído anteriormente de outra bolsa de graduação sanduíche no exterior; não ultrapassar o período total para conclusão da graduação, de acordo com o prazo regulamentar do curso; ter cumprido no mínimo 50% dos créditos nas disciplinas da graduação e estar cursando no máximo o 7º semestre na data da viagem, bem como concluir o curso no Brasil, observando os termos do edital ao qual o projeto está vinculado.

O candidato selecionado deve ter o nível mínimo de proficiência B1 em língua francesa, que deverá ser apresentado no momento da inscrição (maio/junho 2018) no site da Capes. Inscrições nas datas estabelecidas pela Capes com o nível de proficiência abaixo de B1 serão automaticamente indeferidas.

Os interessados devem encaminhar mensagem eletrônica até o dia 06 de abril de 2018 para a Comissão de Cooperação Internacional (CCINT) do IQSC (ccint@iqsc.usp.br) demonstrando seu interesse e justificando a escolha deste estágio, e encaminhando em anexo o histórico escolar (sujo); se bolsista de iniciação científica, título do trabalho, nome e anuência do orientador e informações sobre proficiência em francês, para avaliarmos e classificarmos a demanda deste ano.

Outras informações: ccint@iqsc.usp.br

Por CCInt IQSC