Gás carbônico como matéria-prima para síntese de polímeros

Nesta quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018, às 10 horas, o Sr. Elton Faria de Souza Lima profere seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC). O tema é o uso do gás carbônico como fonte sustentável de matéria-prima para síntese de polímeros.

A emissão de gases causadores do efeito estufa sobretudo dióxido de carbono (CO2), tem crescido em níveis alarmantes desde de o inicio da revolução industrial até os dias atuais. O impacto ambiental dessas emissões no ambiente pode causar severos danos em decorrência das mudanças climáticas associadas ao aumento de temperatura. Apontar alternativas tecnológicas que permitam mitigar essas emissões dando outras aplicações ao dióxido de carbono e agregando valor ao mesmo, tornou-se de fundamental importância.

Muitas pesquisas têm sido realizadas, buscando desenvolver metodologias nas quais esse gás possa ser aplicado em processos industriais ou mesmo como material de partida em diversas sínteses, pois além dos fatores já mencionados ele é uma matéria-prima barata e abundante.

Uma das rotas mais promissoras para a utilização de dióxido de carbono é a síntese de polímeros (policarbonatos e poliuretanas), pois são preparados em larga escala e têm potencial para sequestrar o dióxido de carbono por um longo tempo. Além disso, a importância desses materiais também é resultante de suas diversas áreas de aplicação, estando presentes desde materiais comuns no dia-a-dia (adesivos, tintas, preservativos, telhas, pneus etc.) até produtos com alta tecnologia agregada (aeronaves, biomateriais, dispositivos eletrônicos, nanosensores e etc.). Por fim, vale ressaltar que geralmente a matéria-prima empregada na produção de polímeros sintéticos é derivada do petróleo. Atualmente existe um esforço crescente para substituí-la por matérias-primas renováveis, uma vez que os recursos fósseis são limitados.

O palestrante é licenciado em Química e mestre em Ciências Aplicadas à Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Desenvolve seu doutorado em Química Analítica e Inorgânica junto ao grupo de Química de Materiais Híbridos e Inorgânicos (GQMatHI) do IQSC, sob orientação do Prof. Dr. Ubirajara Pereira Rodrigues Filho. Em seu projeto de pesquisa de doutorado tem desenvolvidos estudos sobre nanocompósitos de siliconas uretânicas obtidas via fixação de dióxido de carbono com fosfatos de cálcio para serem utilizados como biomateriais.

Seminário
“CO2 uma fonte sustentável de matéria-prima para síntese de polímeros”
Elton Faria de Souza Lima (IQSC)
28/02/2018, quarta-feira, 10 horas, anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC-USP