Eventos na USP abordam plágio e boas práticas de pesquisa

Evento é uma das diversas ações de conscientização e esclarecimento sobre esses temas que têm sido promovidas na USP - Foto: Moisés Dorado

No dia 12 de abril, o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP sedia um workshop sobre integridade acadêmica e prevenção de plágio.

O objetivo é apresentar noções básicas de integridade acadêmica e científica, comportamento ético, boas práticas em pesquisa e o significado de plágio, além de ensinar como agir quando ocorrer plágio e ferramentas para combatê-lo. Os palestrantes serão Hamilton Varela, professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e integrante do Comitê de Boas Práticas em Pesquisa da USP, e André do Nascimento Serradas, do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP e membro da Comissão de Credenciamento do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP.

O workshop será realizado das 14 às 16 horas no bloco B do Auditório Jacy Monteiro do IME, localizado na Rua do Matão, 1010, na Cidade Universitária, em São Paulo. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na página do evento.

No mesmo dia, a partir das 10 horas, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP realiza seminário sobre “Boas Práticas em Pesquisa Científica”, tendo como palestrante o Prof. Dr. Hamilton Varela.

“Serão discutidos nessa palestra diferentes aspectos das boas práticas em pesquisa com foco na educação e prevenção. Após uma breve introdução e contextualização do tema, serão apresentados casos típicos de má conduta e exemplos específicos. Finalmente serão apresentadas as ações que a Universidade de São Paulo tem desenvolvido nessa direção, principalmente por meio do Comitê de Boas Práticas Científicas criado em 2017 com o objetivo de atuar antecipadamente e de maneira proativa na Educação e Prevenção de incidentes de má conduta científica”.

A atividade será no auditório Paulo Carvalho Ferreira (vermelho) da FCF-USP, bloco 13A.  As inscrições devem ser feitas antecipadamente e outras informações podem ser obtidas através da Comissão de Pesquisa da FCF – (11) 2648-0959 ou cpqfcf@usp.br

Por: Jornal da USP, 28/03/2018  atualizada em 09/04/2018 por Comunicação IQSC com informações da FCF

 

 

Notícia cadastrada por SANDRA APARECIDA ZAMBON DA SILVA
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.