O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, recebe na segunda-feira, 19 de novembro, a Dra. Karla Furtado Andriani, membro do Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais (QTNano), que proferirá o seminário “Estudo de Complexos de Rutênio (II/III) e sua Interação com Alvos Biológicos – Uma Abordagem Computacional”. O evento será às 10 horas no anfiteatro B do edifício Q1 do IQSC

Sobre o assunto do seminário, a pesquisadora informa “foram estudados neste trabalho três classes principais de complexos de metais de transição, a primeira classe engloba o NAMI-A, [imH][Ru(III)(dmso)(im)Cl4] com im=imidazol e dmso=dimetilsulfóxido; e seus derivados de hidrólise; a segunda compreende os complexos cis/trans-[Ru(II)(dmso)4Cl2] 0 e suas espécies hidrolisadas; e a última classe corresponde aos nitrosilo complexos de rutênio do tipo mer(Cl)trans(NO,O[Ru(II)(NO)Cl3(AA?)]? com AA? = glicina (GLY), L-alanina (L-ALA),L-valina (L-VAL), L-prolina (L-PRO), D-prolina (D-PRO), L-serina (L-SER), L-tionina (L-THR), L-tirosina (L-TYR) e ácido picolínico. Todas as três classes foram investigadas através do estudo de sua estrutura eletrônica utilizando os métodos GKS-EDA, QTAIM e NBO, com o nível de teoria BP86-D3/def2-TZVPP. Assim como, a interação desses complexos com alvos biológicos de interesse foram investigados na luz do Docking e Dinâmica Molecular, já que esses complexos são potenciais candidatos a fármacos, principalmente contra neoplasias. Os resultados das análises para a primeira classe de complexos estudada, mostraram que a hidrólise do NAMI-A ocorre preferencialmente com a substituição do cloreto nas posições L1 e L2 na esfera de coordenação primária e que os ligantes aquo nessas posições são estabilizados por ligações de hidrogênio intramoleculares. Os resultados também mostraram que a redução não tem papel significativo na interação do NAMI-A e seus derivados com o DNA, ao contrário da hidrólise, que afeta não somente a interação com o DNA mas também com a HSA.”

Karla Andriani é Doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, através de abordagem computacional, investiga potenciais candidatos a fármacos, principalmente agentes antineoplásicos baseados em complexos de metais de transição assim como a interação de outros fármacos com potenciais fármacos com alvos biológicos. Para isso, utiliza-se da Química Computacional através de diferentes análises como GKS-EDA, QTAIM, NBO, Docking Molecular, Dinâmica Molecular, entre outras. Também investiga e tem interesse na liberação de óxido nítrico de complexos de metais de transição, “já que são cruciais a inúmeros processos fisiológicos e patológicos”, informou. Atua como professora Adjunta III no IESGF – Instituto Superior da Grande Florianópolis e integra o Grupo QTNano-IQSC.

O professor doutor Juarez Lopes Ferreira da Silva, que é coordenador do Grupo QTNano, organiza a atividade que é aberta a todos os interessados gratuitamente. Os participantes que necessitarem de declaração podem inscrever-se no site www.iqsc.usp.br/eventos, no dia do evento.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Contato: (16) 3373-8272 ou 3373-8824