Espectrometria de Emissão e Absorção Atômica

As técnicas de espectroscopia atômica representam um importante setor na química analítica oferecendo uma ferramenta para análise de metais em ampla gama de concentração e nos mais diversos tipos de amostras.

O programa de pós-graduação do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) oferecerá no 1º semestre de 2018, a disciplina “SQI5776 Espectrometria de Emissão e Absorção Atômica”, de 12 créditos, que abordará aspectos práticos e teóricos (fundamentos e conceitos), através dos seguintes tópicos:
aspectos básicos da técnica: F-AAS;
evolução instrumental da técnica: F-AAS;
conceito, instrumentação e procedimentos na técnica ICP-AES;
conceito, instrumentação e procedimentos em análise por ICP-MS
F-AAS, ICP-AES, ICM-MS: comparações e méritos;
discussões sobre ICP-AES & ICP-MS em validação analítica; e
sensibilidade e limites de detecção – concentração característica e ruído total na validação analítica

Vídeos preparados pelo pesquisador que ministrará a disciplina, Prof. Dr. Wagner Luiz Polito, mostram detalhes da programação:

video 1 – tópicos

video 2 – sumário da disciplina

O prazo para inscrição na disciplina é de 15 a 28 de janeiro de 2018.  A disciplina, que é oferecida gratuitamente, também está aberta para alunos especiais.

Outras informações no Serviço de Pós-Graduação do IQSC: (16) 3373-9909

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)