E-book gratuito auxilia a organização em laboratório químico de pesquisa

Manter um laboratório de pesquisa dentro de um Sistema de Gestão de Qualidade não é tarefa fácil. “Para que esse Sistema seja cumprido, as pessoas devem ser orientadas e treinadas e devem, sobremaneira, compreender que o Sistema de Gestão de Qualidade visa a, acima de tudo, facilitar a melhoria constante das pesquisas”, afirma a professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

Um laboratório de pesquisa recebe alunos que desenvolvem suas pesquisas experimentais com a finalidade de complementar seus estudos na graduação, com estágios e desenvolvimento de projetos de iniciação científica e alunos que buscam a obtenção de título de mestre e doutor, além de estagiários de pós-doutorado, pesquisadores externos que se utilizam eventualmente da infraestrutura para realizar suas atividades de pesquisa e de extensão e o atendimento a possíveis clientes em busca de prestação de serviços.

“A organização facilita a vida”, afirma a pesquisadora, mas como conseguir isso, se a desorganização tende a aumentar à medida que os pesquisadores e alunos trabalham? Soma-se a isso a grande rotatividade dentro do laboratório; com alguns projetos sendo realizados em poucos dias e outros que levam anos. Temos o caos instalado. Será?

“Meu interesse como coordenadora do Laboratório de Química Ambiental e como orientadora das pesquisas aqui desenvolvidas é manter o laboratório organizado e altamente produtivo; assim, quanto mais pesquisadores em contínua atividade, melhor será. Busco mais trabalho e mais organização” afirma Maria Olímpia. Ela conseguiu isso?

A pesquisadora explica que na literatura há bons textos descrevendo com precisão os fundamentos de um Sistema de Gestão de Qualidade. No entanto, após a leitura criteriosa, sempre surgiam dúvidas de como aplicar o Sistema de Qualidade no dia a dia do laboratório.

Depois de anos de experiência tentando aplicar os requisitos da norma ISO/IEC 17025-2005 e os princípios das Boas Práticas de Laboratório descritos para laboratórios de rotina, que são diferentes dos laboratórios de pesquisa, a docente desenvolveu um modelo viável de implantação e manutenção de um Sistema de Gestão de Qualidade que adapta os quesitos técnicos para um laboratório de pesquisa inserido em uma instituição de ensino superior. “A organização é fundamental em um laboratório de pesquisa. Sem ela não há rastreabilidade dos resultados e sem isso não se faz ciência!”, afirma Maria Olímpia.

O resultado foi a publicado do e-book “Implantação de um Sistema de Qualidade na rotina de um laboratório de pesquisa em Química“, pela Editora Cubo, que pode ser baixado gratuitamente. “Com a publicação, queremos facilitar o processo em laboratórios com parecidas especificidades e, assim, pular várias etapas de tentativa e erro”, complementa.

O capítulo 1 apresenta a estrutura do sistema de gestão de qualidade desenvolvido, o capítulo 2 traz os procedimentos adotados, os capítulos 3 e 4 abordam os procedimentos técnicos do laboratório, incluindo limpeza e descarte e o capítulo 5 faz um resumo do que é tratado na obra. A pesquisadora garante que o volume pode ser lido a começar por qualquer capítulo, “e ir seguindo conforme “a pesquisa caminhar””, brinca.

O livro também tem como autores outros profissionais que atuam ou atuaram junto ao laboratório da pesquisadora: Maria Diva Landgraf, Otávio Henrique Passarelli, Paula Rezende da Silva e Gabriela Marques Salviano.

Sistema de Controle de Qualidade
O uso de um sistema de gestão de qualidade em laboratório é o que garante o diagnóstico sem interferência de contaminação, com resultados confiáveis e economia de recursos e tempo. A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e os princípios das Boas Práticas de Laboratório regulam esses procedimentos, dando credibilidade (ou acreditação) ao laboratório.

Nos dias atuais, com o avanço que as pesquisas podem proporcionar à vida em sociedade, “discussões sobre a baixa reprodutibilidade dos experimentos publicados em artigos científicos pressionam os pesquisadores a ter um maior controle no desenvolvimento das atividades de seus laboratórios, o qual pode ser realizado com a aplicação de conceitos de sistemas de gestão de qualidade”, afirma o professor Igor Renato Bertoni Olivares, também do IQSC.

E-book gratuito
“Implementação de um Sistema de Qualidade na rotina de um laboratório de pesquisa em química”
ISBN: 978-85-60064-76-2
ISBN online: 978-85-60064-74-8