Descarte Seguro de Resíduos Químicos: separação e armazenamento

No campus USP de São Carlos há o Laboratório de Resíduos Químicos (LRQ) que recebe e trata ou dá o devido descarte a resíduos químicos oriundos de aulas e pesquisas nos diversos laboratórios das unidades do campus.
“O processo de tratamento ou descarte começa com o gerenciamento, segregação, acondicionamento, rotulagem e procedimentos para o envio de resíduos ao LRQ da USP São Carlos”, afirma a responsável pelo LRQ.

Nos dias 05 e 10 de abril de 2018, às 14h30, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), a Dra. Maria Cecília Henrique Tavares fará uma apresentação do laboratório e abordará os procedimentos e cuidados necessários para o envio dos resíduos ao LRQ, bem como o correto armazenamento dos mesmos.

O primeiro seminário (5/4) terá como público-alvo os técnicos de laboratório do IQSC e as funcionárias da equipe de limpeza terceirizada. “Este é um assunto que devemos abordar com frequência, de modo a manter não somente os funcionários, mas também os alunos e pesquisadores atualizados e alertas sobre a importância do tratamento de resíduos”, afirmou a Dra. Alessandra Fonseca Lucrédio, presidente da CIPA-Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do IQSC e também Química. No dia 10 o seminário será para os alunos de pós-graduação e público em geral.

A palestrante é Chefe do LRQ da Prefeitura do Campus de São Carlos da USP e coordenadora geral do USP Recicla do campus de São Carlos. Formada em Química pelo IQSC-USP e Engenharia Química pela UFSCar, é Mestre em Química Analítica com ênfase em Química Ambiental e Doutora em Química Analítica com ênfase em Instrumentação Analítica – Cromatografia. Ambos os títulos obtidos no IQSC-USP.

A participação nos dois eventos é gratuita e aberta aos interessados. Os presentes receberão certificado. As atividades são organizadas pela CIPA e pela Assistência Técnica Administrativa do IQSC.

“Descarte Seguro de Resíduos Químicos: separação e armazenamento”
Dra. Maria Cecília Henrique Tavares Cavalheiro (LRQ-PUSP-USP)
05/04/2018, quinta-feira, 14h30, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC
10/04/2018, terça-feira, 14h30, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC