Desafios para a Ciência no estado de São Paulo

Como aumentar o impacto (científico, social e econômico) da Ciência produzida no estado de São Paulo? É crucial que cada projeto e pesquisador demonstre impacto nestas três dimensões?

Estas perguntas serão respondidas pelo Diretor Científico da FAPESP, professor doutor Carlos Henrique de Brito Cruz, que estará no Instituto de Química de São Carlos no dia 17 de setembro e às 10h30 proferirá a palestra “Desafios para o aumento do impacto (intelectual, social e econômico) da pesquisa em São Paulo”. “A busca por maior impacto da ciência em benefício da sociedade é item da agenda de C&T nos principais países e também no Brasil, especialmente para a pesquisa financiada com recursos do contribuinte. Como se pode avançar nessa direção em São Paulo, onde já há um vigoroso sistema de C&T?”, questiona o palestrante.

O convite foi formulado pelo Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IQSC, professor doutor Roberto Gomes de Souza Berlinck. A discussão do tema busca esclarecer a comunidade acadêmica no período em que se discutem planos de ações e metas docentes para os próximos cinco anos.

Brito Cruz é professor titular na Universidade Estadual de Campinas, onde já assumiu funções de diretor do Instituto de Física, Pró-Reitor de Pesquisa e Reitor. Foi presidente da FAPESP de 1996 a 2002. Foi Foi Presidente do Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade da FIESP (2005 a 2011). É membro da Academia Brasileira de Ciências e é Fellow da American Association for the Advancement of Science. Recebeu a Ordre des Palmes Academiques da França, a Ordem do Mérito Científico do Brasil e a Ordem do Império Britânico (OBE).

A palestra acontece no anfiteatro térreo do IQSC, é gratuita e aberta aos interessados mediante inscrição no site www.iqsc.usp.br/eventos.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 no campus USP São Carlos

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Orlando Piro 4D/Pixabay CC0

(OBSERVAÇÃO:  houve alteração na data anteriormente informada. A palestra será no dia 17 de setembro)