Cooperação Acadêmica: em visita, pesquisador da Inglaterra profere seminário no IQSC

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) recebe o professor Dr. John R. Varcoe, visitante junto ao Grupo de Eletroquímica. O pesquisador falará sobre eletrólito polimérico de troca aniônica para células a combustível de membrana alcalina  (Anion-Exchange Polymer Electrolyte for Alkaline Membrane Fuel Cells), no dia 12 de abril de 2018, às 16 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1.

Varcoe é professor na Universidade de Surrey, Inglaterra, e tem em seu currículo uma vasta gama de artigos publicados em revistas de alto impacto. Seus interesses de pesquisa são o desenvolvimento de eletrólitos poliméricos, ionômeros e catalisadores para células a combustível, eletrolisadores alcalinos de água, baterias de fluxo redox e sistemas de eletrodiálise reversa. Os interesses mais específicos incluem o uso de membranas de troca aniônica (AEM) e ionômeros (AEI) em tecnologias de energia eletroquímica, a interface entre eletrólitos poliméricos e catalisadores, e o uso de hidrogênio advindo da quebra da amônia em células a combustível. “Atualmente, seu grupo de pesquisa conta com os melhores resultados do mundo, em termos de densidade de potência, para células de membrana de troca aniônica, sendo referência na área”, afirma Ana Biancolli, doutoranda junto ao Grupo de Eletroquímica.

A visita de cooperação acadêmica é coordenada pelo professor Dr. Edson Antonio Ticianelli e pela aluna de doutorado direto Ana Laura Gonçalves Biancolli e acontece nos dias 12 e 13 de abril. Ana Laura desenvolveu parte do seu doutorado direto junto ao grupo de pesquisa do palestrante. O seminário é aberto a todos os interessados gratuitamente, com emissão de certificado aos participantes.

“Anion-Exchange Polymer Electrolyte for Alkaline Membrane Fuel Cells”
Prof. Dr. John R. Varcoe (Universidade de Surrey, Inglaterra)
12/04/2018, 16 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
O seminário será proferido em inglês.
Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Contato para esta pauta: (16) 3373-8831

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Mike/Pixabay CC0