USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Cientista por um dia

Na última quinta-feira, 6 de setembro, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) recebeu a visita de alunos do ensino médio que desejavam conhecer mais sobre a profissão de Químico.

Marie Curie (Tauane Ybarra), Einstein (Victor Murilo Poltronieri da Silva), professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende (Presidente da CCEx) e o Diabo (Renan Assalim do Canto) receberam os alunos. Foto: Sandra Zambon (IQSC)

A ideia da visita surgiu do encontro de dois amigos – ambos Químicos – Danilo Manzani, hoje pesquisador no IQSC e Danilo Arantes Guimarães, professor de Química no Colégio Acadêmico de Limeira, e foi viabilizada pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC, dentro do projeto Cientista por um dia, em parceria com o Grupo ACS USP Student Chapter no IQSC.

Danilo Arantes Guimarães (de preto) e Danilo Manzani, semelhança também no entusiasmo pela Química. Foto: Sandra Zambon (IQSC)

No anfiteatro, os alunos participaram de uma roda de conversa com os professores Eny Maria Vieira e Danilo Manzani, e os alunos do Bacharelado em Química do IQSC e também integrantes do Grupo Chapter: Carolina Sotério (ingressante em 2015), Renan Rosalis (ingressante em 2016) e Gustavo Marques (ingressante em 2018). O tema foi o curso do IQSC, suas habilitações e possibilidades de exercício da profissão. Lembraram que também é possível abrir a própria indústria ou startup.

O Diretor do Instituto, Emanuel Carrilho, esteve presente e reforçou a mensagem transmitida também pelas professoras Eny Maria Vieira, Presidente da Comissão de Graduação e Maria Olímpia de Oliveira Rezende, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão – que escolham uma profissão que lhes permita fazer o que gostam com zelo, ética e dedicação, lembrando-se sempre do compromisso social. Emanuel completou “desejo que seja uma boa visita, que o que preparamos encante vocês e que retornem”.

O professor Danilo Manzani, lembrando sobre sua época de faculdade, afirmou “Vi que a Química é mais do que é ensinado no cursinho. Há muitas nuances que tenho certeza que vocês desconhecem. Uma delas é a Química de Materiais, área em que atuo”.

Renan lembrou que no IQSC os alunos têm aulas com especialistas, referências nas suas áreas, o que “é um diferencial enorme, porque às vezes um tópico abordado numa disciplina desperta interesse e nesses momentos é bom poder conversar com quem sabe bastante sobre o assunto”.

“Einstein” encantou os alunos. Foto: Sandra Zambon (IQSC)

Em seguida, “Marie Curie” e “Einstein” apresentaram experimentos químicos que foram interpretados pelo aluno Daniel da Silva de Souza. O objetivo foi mostrar que a Química está presente no cotidiano das pessoas, sem que na maioria das vezes isso seja percebido.

“Marie Curie” e suas experiências. Fotos: Sandra Zambon (IQSC)

Terminado o “Show da Química”, os alunos visitaram a Central de Análises Químicas Instrumentais (CAQI) e se surpreenderam com os diversos e modernos equipamentos utilizados pelos Químicos.

Na sequência, seguiram para o restaurante universitário onde encerraram a visita vivenciado a rotina de um universitário cientista.

Contato com a Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC: ccex@iqsc.usp.br ou (16)3373-8036

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC) com informações da CCEX

 

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.