Catálise heterogênea e o acúmulo industrial de glicerol: perspectivas

Na sexta-feira, dia 23 de fevereiro de 2018, às 10 horas, Paulo de Carvalho Dias Mendes profere seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) onde abordará a catálise heterogênea e o acúmulo industrial de glicerol.

Segundo o palestrante, “a transesterificação na produção de biodiesel, processo que tem se intensificado no Brasil, produz glicerol em uma forma não refinada, ou bruta, a qual tem aplicação limitada. A proporção obtida é de 1:10, em massa, de glicerol bruto para biodiesel. Ocorre então, um acúmulo de glicerol bruto, o qual passa a figurar como resíduo industrial, cuja destinação tem sido estudada para melhorar a sustentabilidade da produção de biodiesel e minimizar impactos ambientais. O glicerol é um composto viscoso conhecido industrialmente como glicerina; o composto não é tóxico nem corrosivo e protagoniza uma quantidade muito grande de aplicações.”

O seminário contextualizará o problema do glicerol bruto com as possíveis aplicações do material.

Paulo Mendes desenvolve seu doutorado sob orientação do Prof. Dr. Juarez Lopes Ferreira da Silva, coordenador do Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais (QTNano) do IQSC. O bacharelado em Química e o mestrado também foram realizados no IQSC. Atua principalmente nos seguintes temas: corrosão de materiais metálicos em meio aquoso envolvendo diferentes espécies químicas, corrosão e desgaste em concreto armado, tratamento de superfícies, metalografia, investigação de processos eletroquímicos por imagens, processamento digital de imagens, síntese eletroquímica e caracterização de materiais, semicondutores, filmes finos e eletrodeposição.

Seminário
“Catálise Heterogênea e o Acúmulo Industrial de Glicerol: Perspectivas em Teoria e Experimento”
Paulo de Carvalho Dias Mendes (IQSC-USP)
23/02/2018 – sexta-feira, 10 horas, sala 4 do edifício Q5 do IQSC-USP