Campus promove atividades com foco na saúde mental

Como parte da campanha Setembro Amarelo, uma série de atividades será promovida no Campus da USP São Carlos, com o objetivo de abordar temas referentes à promoção da saúde mental e a prevenção do suicídio no Campus USP de São Carlos, incentivando a busca por ajuda e sensibilizando quem está próximo.

A programação, que segue abaixo, começa no dia 13 de setembro e foi desenvolvida conjuntamente entre: Prefeitura do Campus USP de São Carlos (Serviço Social, Centro Cultural e CEFER), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Teatro da USP (TUSP), Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO) e Sanca Social.

Os eventos são destinados a toda a comunidade (alunos, professores e funcionários técnico-administrativos), não sendo necessária inscrição prévia.

13.set – quinta-feira | 13h30 – Anfiteatro Jorge Caron
Abertura das atividades e palestra: Universidade, o que te adoece?
Convidados: Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, Coordenador do Escritório de Saúde Mental da USP e vice-diretor do Instituto de Psicologia (IP-USP), e Jair Borges Barbosa Neto, psiquiatra e docente da UFSCar

16.set – domingo | 8h30 – Área 2 do Campus
Volta Universitária

18.set – terça-feira | 19h – Anfiteatro Jorge Caron
Mesa-redonda e roda de conversa: Saúde Mental e suicídio: você não está sozinho!
Como parte dessa atividade, serão disponibilizados painéis em bibliotecas do Campus para coleta de sugestões de abordagens durante a mesa-redonda, bem como desabafos, mensagens de apoio e suporte a quem apresente algum tipo de transtorno mental.
Realização: Sanca Social, Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais (Geisa) e Semana da Engenharia Mecânica (SEMEC). Apoio: Centro de Voluntariado Universitário (CVU), Enactus UFSCar, Operação Natal, Secretaria Acadêmica da Engenharia Civil (SACivil), Secretária Acadêmica da Engenharia Elétrica (SASel), Centro Acadêmico da Filosofia (CABenF), Diretório Acadêmico da Física (DAF).

25.set – terça-feira | 12h30 – Centro Cultural
Bate-papo: Variabilidade comportamental e o impacto que produz na Qualidade de Vida
Convidada: Natália Paschoalino, psicóloga
Vivência: Técnica de Meditação
Coordenação: Patricia Leme (Pazu), educadora da EESC

26.set – quarta-feira | 12h30 – Centro Cultural (sala TUSP – 2º piso)
Prática corporal e bate-papo: Teatro, afeto e comunicação coletiva
Coordenação: Cláudia Alves (TUSP)
Convidado: Bruno Bassi (IFSC)
Vá com roupas confortáveis.

27.set – quinta-feira | 12h30 – CEFER
Atividade: Vivência Motora e Saúde Mental: o que a atividade física pode oferecer?
Coordenação: Gizele de Cássia Martins (CEFER)

Outras informações sobre a programação podem ser obtidas pelo ramal 73-9111

Por Assessoria de Comunicação PUSP