Agricultura de precisão e análises de solo utilizando MIRS e NIRS

A agricultura de precisão geralmente envolve melhor emprego de fertilizantes, herbicidas e sementes através da “utilização da prática correta de manejo, na área correta, no tempo correto”. “A análise de solos utilizando técnicas espectroscópicas na região do infravermelho próximo (NIRS) e médio (MIRS) aparecem como alternativas viáveis às técnicas convencionais”, quando se precisa de análises rápidas, de baixo custo e confiáveis. As afirmações são de Vitor da Silveira Freitas, que profere seminário sobre assunto, nesta quarta-feira (28/3), às 10 horas, no Instituto de Química de São Carlos – USP.

Vitor Freitas desenvolve seu doutorado no IQSC, sob orientação do Dr. Carlos Manoel Pedro Vaz da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. É Bacharel em Química e Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

“Agricultura de precisão & análises de solo utilizando MIRS e NIRS”
Vitor da Silveira Freitas (IQSC)
28/03/2018 – quarta-feira, 10h, anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1