Adesão entre materiais à base de celulose e matrizes poliméricas apolares

O plástico é obtido através de processo químico que reúne vários monômeros (cadeias de moléculas), conhecido como polimerização. Foto: Pixabay CC0

Os plásticos estão entre os materiais mais presentes no nosso cotidiano, principalmente aqueles commodities, como: PET (tereftalato de polietileno), PEAD (polietileno de alta densidade), PVC (policloreto de vinila), PEBD (polietileno de baixa densidade), PP (polipropileno) e PS (poliestireno). Na tentativa de melhorar propriedades mecânicas e reduzir custos, alguns desses materiais poliméricos (todo plástico é um polímero) têm sido reforçados por materiais à base de celulose, resultando em materiais compostos (compósitos). Estas afirmações são de Luciano Cordeiro, doutorando junto ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

“Devido à incompatibilidade físico-química, a incorporação e a adesão de materiais celulósicos polares em matrizes poliméricas apolares (como PEAD, PEBD e PP) é dificultada; se a adesão não for eficiente não haverá uma transferência efetiva da carga aplicada ao material de reforço”, explica Luciano, que profere seminário nesta quinta-feira, 02 de agosto, às 14 horas, no anfiteatro B do IQSC, quando abordará conteúdos relacionados aos principais mecanismos de adesão, aos efeitos desses mecanismos sobre as propriedades mecânicas e as formas de melhorar a adesão nesses compósitos.

O palestrante é Bacharel em Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) – Minas Gerais e Mestre em Físico-Química pela USP. Desenvolve seu doutorado sob orientação do professor doutor Antonio Aprigio da Silva Curvelo do Grupo de Físico-Química Orgânica do IQSC/USP, trabalhando no desenvolvimento de compósitos termoplásticos reforçados com fibras de celulose.

A atividade é aberta aos interessados, que devem se inscrever antecipadamente: www.iqscusp.br/eventos.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP São Carlos

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva