Ações positivas da Biblioteca do IQSC serão apresentadas em Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

Em julho de 2016 a biblioteca do Instituto de Química de São Carlos iniciou processo de revitalização e transformação conceitual e não parou mais. Periodicamente surgem novidades, “sempre focados na melhor forma de atender as necessidades do usuário e da instituição”, afirma a coordenadora da equipe da biblioteca, Sra. Clelia Dimário. “Temos buscado estabelecer parcerias com as demais comissões e setores da unidade, na realização de ações que englobem um maior número de pessoas e promovam o conhecimento nas suas mais diversas formas, transformando a biblioteca em espaços atrativos e de socialização”, acrescenta.

Outro fator importante que tem merecido atenção da equipe da biblioteca é a disseminação das iniciativas que apresentam bons resultados. É o caso de três trabalhos que serão apresentados no XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias que acontecerá de 15 a 20 de abril em Salvador e tem como tema “O Futuro da Biblioteca Universitária na perspectiva do Ensino, Inovação, Criação, Pesquisa e Extensão”.

Os trabalhos

Sob o eixo temático da extensão, será apresentado o trabalho Ação cultural na Biblioteca Universitária em comemoração ao Dia Nacional da Ciência, fruto e iniciativa da Área de Comunicação abraçada pela equipe da biblioteca. Com o apoio da Comissão de Pesquisa da Unidade e da Diretoria, foi montada e exibida a exposição “Meio ambiente: contribuições das linhas de pesquisas do IQSC”, que reuniu em painéis temáticos (água, solo, ar e energia), informações acerca das pesquisas realizadas na unidade.

O trabalho inicial agradou a comunidade e por esse motivo foi ampliado com a incorporação dos painéis temáticos: saúde, ensino de química e materiais. O conjunto todo foi chamado “Linhas de Pesquisa do IQSC” e integrou a programação do Dia Nacional da Ciência e de outros eventos posteriores.

“O trabalho realizado também permitiu identificar necessidades de atualização de algumas informações sobre os grupos de pesquisa da unidade”, afirma a Presidente da Comissão de Pesquisa, Profa. Dra. Carla Cristina Schmitt Cavalheiro, que apoiou integralmente a iniciativa.

O conjunto de painéis deve passar por atualização periódica e permanecerá disponível para visitação no primeiro andar da biblioteca. “É uma das formas de mostrar para a sociedade e para a comunidade quais são e onde se aplicam as pesquisas desenvolvidas no Instituto de Química de São Carlos”, afirma o Diretor da Unidade, Prof. Dr. Germano Tremiliosi Filho.

Sob o eixo temático da pesquisa, será apresentado o trabalho Extensão cultural: uma prática na biblioteca da Química São Carlos – USP. Ações culturais já eram realizadas na biblioteca, mas com a revitalização, outros espaços e formas de ação surgiram e a experiência tem se mostrado bastante positiva, pois também vai ao encontro de uma necessidade da instituição por espaços coletivos.

O trabalho Produtividade científica: estudo da biblioteca da Química USP/São Carlos  apresentada sob a temática da Ciência da Informação, é outro relato de caso de ampla repercussão positiva. Usando recursos disponíveis nas bases de dados multidisciplinares Web of Science – InCities (Thomson Reuters) e Scopus-SciVal (Elsevier), a equipe da biblioteca fez um apanhado das diversas temáticas que estão em evidência na área de Química e correlatas, além da rede de colaboração. O resultado foi apresentado durante as comemorações do Dia Nacional da Ciência, em julho de 2017 e permaneceu exposto na biblioteca, também com repercussão positiva. “Em fevereiro deste ano [2018] atualizamos os dados, que agora contemplam o período de 2014 a 2017”, informou Eliana Cordeiro da equipe da biblioteca. “Estes resultados foram apresentados para os alunos durante a Semana de Recepção dos Calouros”, acrescentou. A exposição pode ser visitada no piso intermediário da biblioteca.

Contato com a Biblioteca do IQSC: (16) 3373-9619 ou bibiqsc@iqsc.usp.br

texto e foto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)