USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

A Química da Guerra

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP oferece no dia 24 de outubro de 2018, a palestra  Química da Guerra: a relação da Química com as Forças Armadas, com o professor doutor Sérgio Henrique Frasson Scafi, da Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx.

Muitos são os exemplos da aplicação da Química na guerra: de armas, bombas e toxinas até em situações de sobrevivência como: purificação de água e gases, aquecedores de rações operacionais, materiais de proteção balística, entre outros.

O palestrante afirma que em situações de combate o conhecimento químico é essencial e pode ser o fator decisivo para determinar a vitória ou a derrota e lembra que “muitas tecnologias foram cunhadas a partir de confrontos e guerras, onde a Química, sem dúvida, foi o fator decisivo do sucesso na missão”. Durante a palestra “será exposta a relação da Química com as Forças Armadas em suas atividades militares, denotando conceitos químicos teóricos, além de demonstrações e ações práticas”, acrescenta.

A atividade será oferecida às 10 horas no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC. A participação é gratuita mas é necessário inscrever-se no dia 22 de outubro, a partir das 08 horas, no saguão térreo do mesmo edifício.

O palestrante

Scafi é Bacharel e Licenciado m Química, com Doutorado em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas, onde atuou como Pesquisador Colaborador e docente de disciplinas nos cursos de graduação em Química. Publicou diversos artigos em revistas nacionais e internacionais com os temas: análise por espectroscopia NIR e educação química militar.

É oficial da reserva do Exército Brasileiro no posto de Segundo Tenente. Atua nas seguintes áreas: combustíveis, medicamentos, análise e identificação de adulteração, destilação e infravermelho próximo (NIR).

SEMAQ

A atividade integra a programação da XXI Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” com a temática “IQSC: 45 anos formando profissionais da Química”, organizada pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária e pela Comissão Organizadora Discente. Também integra a programação da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTIC.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Contato: ccex@iqsc.usp.br ou (16) 3373-8036

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Comissão Organizadora Discente, com adaptação

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.